Sonequinha Gostosa (e saudável)

Eu costumo dizer que o Lorenzo “nasceu dormindo” :D. Mas já explico a expressão:

Aprendi com a minha obstetra que, se a mãe tem um bom acompanhamento pré natal, cuidando da saúde, da alimentação e tomando as vitaminas necessárias, o bebê nasce muito saudável, e com uma reserva de energia e calorias que fazem com que ele nasça saciado e não sinta necessidade de mamar por até 24 horas após o parto. Incrível, né? Com o Lorenzo aconteceu assim, e até melhor, pois o bichinho chorou ao nascer por uns 15 segundos, e caiu no sono! Quando as enfermeiras me trouxeram ele, estava desmaiado, dormindo feito um anjo. E só resmungava um pouquinho quando estava com a fralda suja e logo voltava a dormir. E só foi sentir fome, após chegar em casa, 2 dias depois!!!

Quem assiste a querida Peppa Pig, irá entender quando eu contar que apelidei meu filho de Pedro Poney kkkk… pois ele gosta mesmo de dormir! kkk. E até hoje, com 1 ano e 8 meses, ele não abre mão do seu soninho, 1 ou 2 vezes por dia, regularmente. E dorme… pasmem!!! A NOITE INTEIRA! Não acorda nem pra mamar, nem pra chorar… dorme de 8 a 12 horas por noite, ininterruptamente! Ele é “bom de cama” mesmo!!!

5 e 6 meses (2)

Lorenzo aos 6 meses, tirando a soneca da tarde, chupando o dedo, no colinho gostoso da vovó.

Aprendi que é essencial que o bebê durma também durante o dia. Como os pequenos gastam muita energia porque estão crescendo rapidamente, eles precisam descansar. As sonecas proporcionam uma série de benefícios para o bebê. O relacionamento da criança com os demais adultos se dá melhor quando ela está descansada. Além disso, quando os pais restringem as sonecas do dia, em geral ocorre piora do sono da noite, isto porque quando alguém vai dormir muito cansado a qualidade do sono tende a ser pior. No caso do Lorenzo, quando ele tem um dia muito agitado e não descansou o suficiente, ele costuma ter pesadelos a noite, nada preocupante, mas é devido ao cansaço extremo do corpo. Portanto, ao contrário do que muitos pais acreditam, restringir as horas de sono durante o dia não farão com que o bebê durma melhor a noite.

Não importa de que forma você costuma fazer seu neném dormir, o que é importante é que ele cochile pelo menos umas 2 horas durante o dia, com intervalos ou não. A ROTINA é fundamental!

No caso do Lorenzo, ele mesmo pede pra dormir quando está muito cansado. Embora ainda não fale, seu comportamento acusa: fica manhoso, quer colo o tempo todo, fica com os olhinhos vermelhos, fica irritado e de cara feia kkk, e cai feito um saco de batata o tempo todo e em qualquer lugar kkk… nessa hora sei que está com sono… dou a ele um lanchinho leve, água ou suco, troco a fralda, pego no colo e digo “hora da nana, naninha”… ele encosta a cabecinha do meu ombro, levo ele pro berço, digo “agora você vai dormir, depois a mamãe volta pra te buscar”… e tranquilamente ele agarra seu travesseirinho, vira de bruços e… doooooooorme!!! Isso acontece todos os dias, exceto aos domingos, quando ele vai pra casa do vovô e da vovó, e fica tão feliz e excitado, que não quer saber de dormir por nada! E acho isso muito saudável também, porque ele adora estar na casa dos avós e isso é lindo!

Para concluir: uma rotina com sonecas estáveis e restauradoras é muito importante, com um ritual diário na hora de dormir, que realmente conduza o bebê ao sono. O que mais importa então é o intervalo entre sonecas, e não o horário propriamente dito (lembrando que o intervalo que aguentam acordados vai aumentando conforme sua maturidade).

Encontrei uma tabela genérica que pode te ajudar a controlar as horas de sono do seu bebê, mas ressalto que cada criança tem suas particularidades. O importante é manter uma rotina e disciplina, e tentar não fugir muito dela.

tabela

DICA DA SOL: Se seu neném teve um dia muito agitado, não cochilou, ou cochilou pouco e acordou irritado, faça um chazinho de camomila in natura (eu prefiro porque acho os de saquinhos muito fracos), coe e prepare a última mamadeira do dia com esse chá. Ou se ele mamar no peito, ofereça esse chazinho antes ou depois da última mamada. A camomila além de calmante, é também anti-inflamatória e antiespasmódica, para situações em que seu bebê esteja sofrendo com a dentição ou cólicas ou dores em geral, como as musculares, após as vacinas cruéis. O Lorenzo toma cházinho de camomila todas as noites.

E como é o ritual da soneca do seu bebê? Conta pra gente aqui nos comentários.

Bjs

meuavatarassinatura

 

 

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s