Ácido retinoico = Juventude

acido

acido2

Fórmula do Ácido Retinóico

Embora muitos compostos tenham sido descobertos nos últimos anos para diminuir rugas e flacidez facial, a verdade é que os retinoides continuam imbatíveis como as mais poderosas armas nessa linha de combate. Sua família inclui o ácido retinoico e seus derivados, o retinol e o retinaldeído.

O ácido retinoico, também conhecido como Vitamina A ácida ou tretinoína, é um dos ativos que mais apresentam estudos comprovando eficácia no rejuvenescimento cutâneo. E acreditem! Ele funciona mesmo porque EU uso a vários meses e minha pele nasceu de novo! Linda, viçosa, sem manchas nem espinhas!

Também, não é para menos: o ácido retinoico, o retinol e o retinaldeído promovem renovação celular, estimulam a formação de colágeno, reorganizam as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e melhoram a irrigação sanguínea da pele. Resultado: superfície mais lisa e firme, com menos linhas.

O ácido retinoico, por ser tão potente, é fotossensibilizante, deixando a epiderme fina e sensível e exigindo distância do sol. Já o retinaldeído, precursor direto do ácido retinoico (ou, seja, quando aplicado na face se converte nele), não provoca tanta irritação e costuma ser melhor tolerado. O retinol, por sua vez, também é um precursor, e precisa ser convertido em retinaldeído e depois em ácido retinoico pelas enzimas da pele.

Para ficar muito mais jovem, a pele sofre um pouco: em geral há eritema, quer dizer, vermelhidão no local, seguida de ressecamento e descamação. Esta esfoliação, diga-se de passagem, é bem-vinda porque renova a superfície. Algumas pessoas podem sentir queimação, coceira e dermatites, que deixam a região inflamada. Tomar sol no rosto??? nem pensar!!! E se não puder fugir dele, use um protetor solar com FPS bem alta! Eu uso direto um bloqueador fator 60 porque minha pele é muuuuito branca! Por isso que é fundamental uma consulta previa com seu dermatologista, para avaliar sua pele e indicar um bom hidratante com um filtro solar poderoso, antes de começar a usar. E mesmo assim pode esperar a descamação, umas mais leves, outras mais intensas. Pois é isso que o ácido promove, a regeneração da pele, através da eliminação das células mortas. Então onde houver maior descamação, significa que é onde a pele mais necessita de regeneração.

Uma boa dica para amenizar a sensibilização do ácido retinóico é evitar, no período, a utilização de itens como loções adstringentes ou tônicas – principalmente as que contenham álcool –, esfoliantes, sabonetes abrasivos e esponjas.

Quem não pode aderir a esse tipo de produto: menores de 12 anos, pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes, grávidas e mulheres em fase de amamentação. Pacientes com rosácea (doença de origem vascular caracterizada por vermelhidão, vasos finos avermelhados, edemas e pápulas) também devem evitar.

OBS: A depilação com cera na face só pode ser realizada após o creme ter sido suspenso por sete dias.

Anúncios

Um pensamento sobre “Ácido retinoico = Juventude

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s