RECICLANDO ALIMENTOS E ECONOMIZANDO EM CASA!

Gente linda! Bom dia!

A crise está pegando… (e preocupando!).

É hora de repensarmos seriamente sobre nossas finanças, nossos gastos e nossos investimentos. O que é prioridade e o que não é… e no que podemos contribuir para que a crise não nos pegue de calça curta…

Quando falamos disso, automaticamente se forma uma nuvem escura com raios de complicações caindo direto em nossa cabeça, não é?

Pois você sabia que podemos começar a nos armar contra esta crise sem sair de casa? Sim! Reaproveitando alimentos que normalmente são descartados diariamente. Neste post vou apresentar a vocês, 10 alimentos que podemos replantar em nossa casa, pois mesmo após seu uso completo, eles ainda podem nos presentear muito. E um SALVE a Mãe Natureza! É uma verdadeira Mãe mesmo!!!

Consiste numa reciclagem de alimentos, propriamente dita!

Vejam só:

post1Boa parte dos alimentos que consumimos e depois jogamos fora não precisa ter esse fim. É possível plantar, consumir e plantar outra vez alguns de seus legumes e verduras, economizando dinheiro.

CEBOLINHA: Quando usar a cebolinha, separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo a parte branda (cerca de 2,5 cm). Deixe em um local ensolarado e, dentro de poucos dias, cebolinhas novas irão brotar. Para ajudar, troque a água todos os dias. Quem tiver um pouquinho de terra pode plantá-las.

ALHO: O alho não precisa ser replantado, basta reaproveitar as folhas do bulbo. Coloque os dentes em uma vasilha de vidro com água e, em alguns dias, alguns brotos crescerão. A dica é usar apenas as extremidades, que são mais saborosas. Quem quiser também pode replantar o alho, mas isso dá um pouco mais de trabalho.

MANJERICÃO: Separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as e as deixe com uns 10 ou 15 cm. Escolha as mais bonitas e retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas na parte superior. Coloque em um copo de vidro com água até a metade e deixe em um lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm, replante em um vaso médio ou floreira, pois o manjericão precisa de espaço e de sol.

CENOURA: Assim como o alho, as folhas podem ser reaproveitadas. Também não precisa plantar, basta usar a cabeça da cenoura que todos jogam fora. Assim como na imagem, o ideal é colocar várias numa vasilha com água pela metade. Em aproximadamente 15 dias, novas cenouras começam a brotar.

HORTELÃ: Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde.

ALECRIM: Faça o mesmo processo inicial do Manjericão e da Hortelã. Depois plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Pela composição da terra, já se percebe que ele não curte muita água, então não regue demais, mantenha-o num local ensolarado. Vá cortando os galhinhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro.

ALFACE: Poderá partir também para o cultivo hidropônico. Basta pegar a cabeça da alface, aquela que ia jogar fora, e colocar numa vasilha com água, troque sempre que necessário.

ACELGA: Da mesma forma que o Aipo, reutilizar a parte inferior (raiz), “inútil”, da verdura.

ALHO PORÓ: Da família da cebolinha e tal qual, também brota fácil na água. Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Se for época de temperatura baixa, poderá manter na água mesmo, mas se for verão, replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes.

CEBOLA: Com a extremidade da raiz descartada da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha, e tantas outras que citamos. Então, após aparecer as raizes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade ou diretamente no solo do lado de fora.

E você, está esperando o que para se preparar para enfrentar essa crise tão assustadora que nosso país está enfrentando? Se não podemos ajudar globalmente, façamos a nossa parte dentro de casa. Nosso bolso agradece.

Um beijo.

meuavatarassinatura

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s