COMPOSTAGEM DOMÉSTICA… O que é isso?!?

composteira

“É essencial que cada um faça sua parte”

Geralmente, é com essa frase que terminam todos os textos, artigos, vídeos ou campanhas que vemos por aí sobre a prevenção e combate ao processo de degradação ambiental em que nos encontramos. A partir daí, a indagação “mas como posso colocar a sustentabilidade em prática?” é mais do que comum. A separação do lixo para a reciclagem e a economia de energia em medidas simples no dia a dia são exemplos de soluções descomplicadas que refletem que é possível contribuir para o meio ambiente dentro de casa.

A compostagem doméstica ou compostagem caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e qualquer tipo de cultivo. O processo doméstico de compostagem é uma alternativa viável para o reaproveitamento de resíduos em pequena escala. Como o próprio nome diz, o sistema pode ser realizado nos quintais de casa – com a técnica, estima-se que uma família pode reduzir em mais de 70% o resíduo gerado em seu dia a dia. Imagine o que você poderia reaproveitar com isso: restos de alimentos como cascas de frutas, verduras, cascas e talos, alimentos cozidos ou assados desde que em pequenas quantidades, borra de café, podas de grama e folhas, serragem não tratada, folhas secas…Mas atenção: nunca jogue restos de comida, molhos, carnes, derivados de leite, etc. Estes alimentos apodrecem e “envenenam” a terra que deixará de ser fértil e rica em nutrientes, ok?

Hoje em dia existem até as caixas que são próprias para este fim, mas como são caras e você não quer gastar, né??? a solução é simples. Compre 5kg de terra adubada, despeje num vaso fundo ou numa caixa de plástico com tampa. Jogue ali algumas minhoquinhas queridas… sim, elas produzem o húmus, que é o néctar da terra. Deixe as minhocas viverem ali sozinhas por uns 3 dias, sempre molhando a terra para permanecer úmida. Depois disso, com muito cuidado, revire esta terra (sem machucar as minhoquinhas hein… não acredite na lenda de que, quando cortada, a minhoca se regenera dando origem a duas minhocas – dependendo do lugar do corte, a minhoca pode até morrer). E ao contrário do que muitos pensam, as minhocas não são animais sujos e nem transmitem doenças, e podem ser utilizadas no seu lar sem nenhum problema. Criar minhocas pode ser como criar um animal de estimação qualquer, sendo que ainda lhe oferecem uma contribuição valiosa no apoio à decomposição de seus resíduos.

Sempre que você cozinhar, reserve as cascas dos legumes, das frutas, ou seja, de tudo que for vegetal (até cascas de cebola e alho), que são chamados de Lixo Orgânico, e despeje neste vaso (que deverá sempre estar bem tampado), junto com as minhocas. Misture com a terra delicadamente, tampe novamente e deixe que as minhocas façam o trabalho de fertilizar esta terra.

Esta fração do lixo que é orgânica é tratada naturalmente pela terra e pelas minhocas, e se transforma em uma biomassa altamente nutritiva, que pode ser aplicada em jardins e hortas, como adubo. Sempre que você for transplantar uma flor ou uma planta para um vaso maior, pode misturar este composto à terra do vaso. Ou ainda se você cultiva verduras e legumes, pode eventualmente jogar um pouco desta terra para adubar o solo e suas plantas crescerão ainda mais saudáveis.

Isso se chama Compostagem Doméstica. É apenas a arte de reciclar lixo orgânico a nosso favor.

Nós temos a nossa aqui em casa! E você?

Um beijo.

meuavatarassinatura

Anúncios

4 pensamentos sobre “COMPOSTAGEM DOMÉSTICA… O que é isso?!?

  1. Sol, essa sua postagem me fez pensar e repensar. Tenho um jardim grande e que está precisando de um trato na terra. De repente, um recurso tão simples e barato como esse é o caminho. Obrigada por compartilhar conosco essa informação.
    Bj

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s