A INFÂNCIA NOS DIAS ATUAIS

ADULTIZAÇÃO DE CRIANÇAS – UMA REALIDADE SAUDÁVEL OU NOCIVA?

adulto1

Assistindo a alguns episódios do programa “Pequenas Misses” exibido pelo Canal Discovery Home & Health, chego a conclusão de que é noviva, e muito!!! O processo de adultização infantil tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos, atingindo diversos países e classes sociais. Nossas crianças estão sendo influenciadas pela moda, seja por meio de roupas, calçados, músicas ou ainda pelo comportamento, quando, ainda tão jovens já demonstram nitidamente o anseio em alcançar o mais rápido possível a fase adulta.

Essa busca frenética em se tornar “adulto” rapidamente, e da apologia que a mídia faz em torno deste assunto, tem provocado intensas mudanças no comportamento de uma grande maioria de crianças, sobretudo na forma como a infância passou  a ser encarada. É cada vez mais frequente vermos crianças tentando a todo custo, se inserir no mundo dos adultos, deixando de lado as fases que devem ser vividas na infância. Crianças comprando maquiagens, celulares… E os pais, maiores influenciadores desse novo comportamento infantil, muitas vezes vêem no filho uma forma de realização pessoal do qual nunca alcançaram, atribuindo ao seu filho ou filha, atividades e responsabilidades incoerentes com a sua idade e desta forma, interrompendo a fase mais importante de suas vidas, a infância e o direito de ser criança!

adulto2

É fato que sempre existiu um certo fascínio das crianças pelo mundo adulto. No entanto, o que observa-se atualmente é que virar adulto tornou-se o maior objetivo de muitas delas, e isso é muito perigoso.

Onde foram parar as brincadeiras, a ingenuidade e as fantasias próprias da fase infantil e essenciais no desenvolvimento humano??? Foram literalmente e friamente colocadas em segundo plano, em detrimento de uma rotina cheia de compromissos: escola, cursos complementares, salão de beleza, academia, entre outros. E a maioria das crianças, grande parte, meninas, são envenenadas pela ostentação, busca por padrões de beleza que a sociedade exige, e pelo interesse cada vez mais cedo por sua sexualidade. Nesse cenário, vemos cada vez mais adolescentes grávidas (digo, meninas de 11 a 13 anos), além das doenças, preocupações e problemas típicos de pessoas mais velhas têm acometido as crianças, e se tornado algo corriqueiro na vida de inúmeras delas. Exemplo claro é o crescente número de crianças com sintomas de depressão e estresse.

O desenvolvimento capitalista e o consequente consumo exacerbado de bens materiais afeta direta e negativamente as diversas faixas etárias, constituindo no caso das crianças uma problemática ainda mais grave, uma vez que o seu senso crítico e a sua capacidade de discernimento ainda não estão plenamente desenvolvidos.

adulto3

Ao contrário do que muitos insistem em afirmar, as crianças de hoje não são mais inteligentes ou mais desenvolvidas. Na realidade, o que as diferenciam das crianças de outras épocas é, sem dúvidas, o acesso às informações e tecnologias. Desse modo, cabe aos responsáveis por elas impor limites e ensinar  a melhor forma de conviver com as mudanças que a sociedade está passando. Fornecendo condições para um desenvolvimento saudável, sem “pular” etapas. Afinal, cada fase da vida é importante e não há vantagens em acelerar um processo  que acabará ocorrendo de qualquer forma.

Ser criança é ter o direito de brincar, de estudar e de viver plenamente a sua infância.

Você que é mãe e pai… já pensou neste assunto? Será que vocês não estão adultizando seu filho ou filha?

Pensem bem…

Bjs

meuavatarassinatura

Anúncios

2 pensamentos sobre “A INFÂNCIA NOS DIAS ATUAIS

  1. Eu sou totalmente contra! Criança tem que ser criança, fazer coisas de criança! Acho esse hábito totalmente nocivo aos pequenos, as crianças são influenciadas pelas mães e perdem sua infância! Maquiagem, salto, passarelas, sensualidade… Isso não é infância!

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s