NOVA CATEGORIA NO BLOG MEU RELICÁRIO

“MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM”

É a nova categoria do nosso blog. 

Neste espaço vamos conversar e discutir sobre o universo inexplicável das mamães de primeira viagem.

(Eu! e todas as mulheres que estiverem grávidas pela primeira vez)

Aqui, vamos tratar de todos os assuntos que abrangem a chegada do primeiro filho na vida de uma mulher: a surpresa, as incertezas, as expectativas, as novidades, as mudanças, a ansiedade, o medo, a alegria… enfim… tudo!

O espaço é aberto também para todas as mulheres que já são mamães e que queiram compartilhar suas experiências e nos ensinar um pouco mais sobre esta dádiva, este milagre da vida que é ser mãe! Conto com a participação de todas vocês.

Sejam bem vindas!

Sol Ferrari

gravida

A PRIMEIRA GRAVIDEZ

Dúvidas, medos, anseios e felicidade são as palavras-chave do que acontece com a mulher assim que ela confirma sua gravidez. E se for a primeira gravidez então, tudo isso vem em dobro. Afinal, o instinto de mãe da mulher é aflorado desde muito cedo, quando ela ainda brinca de bonecas, de casinha e vai construindo para si um mundo em que pensa viver um dia.

De repente, ver que todo aquele sonho está se tornando real, faz com que mulheres do mundo inteiro se confundam com as novas sensações e acabem encarando a gravidez como uma situação que mescla momentos de tensão e euforia.

Porém, não há nada mais normal do que estas oscilações de humor. O início de uma gestação pode trazer situações diferenciadas para cada mulher, mas ficar sensível e se emocionar com facilidade são características marcantes de uma gestante inicial, sobretudo na primeira gravidez.

Assim que confirma a gravidez, a futura mamãe deve procurar o seu médico imediatamente para fazer os exames de rotina e descobrir se está tudo bem com sua saúde e a do bebê.

grav1

As mudanças no nosso corpo:

Todas as mulheres se preocupam com as mudanças no seu corpo na gestação, mas aquelas que estão na primeira gravidez ficam mais ansiosas diante de alterações que não viveram anteriormente. Todos os dias eu me olho no espelho e acho que estou diferente de ontem. É incrível a transformação dia a dia. Parece que sempre que eu me vejo, encontro uma coisa nova. Parece que foi ontem que descobri que estou grávida, e hoje estou de 36 semanas e meia… e logo, logo meu Lorenzo estará no meu colo.

Durante toda a gestação, é imprescindível que a mulher seja acompanhada por uma ginecologista/obstetra. Eu por exemplo, tenho duas! Tudo isso porque durante o pré-natal recomenda-se no mínimo, doze consultas, que durante um período são mensais, depois ficam quinzenais e, na reta final para o parto, são semanais. As ecografias também são importantíssimas. Eu já estou fazendo o meu sétimo ultrassom. Os ultrassons, além de acompanhar o crescimento e o peso do bebê durante a gestação, também previne que problemas de má formação do feto possam ocorrer. Portanto nunca deixe de ir a uma ecografia. Ela é indispensável para que você passe a gestação mais tranquila e sem paranóias.

grav4

Dores e Desconfortos:

Durante a gestação, principalmente no início e no final, a mobilidade intestinal diminui bastante, tendendo a uma maior formação de gases que geram as dores das cólicas intestinais e que muitas vezes são confundidas com as menstruais. Náuseas e desejos de comer doces ou coisas estranhas, também são sensações extremamente comuns na gravidez, já que nestes nove meses os hormônios femininos trabalham a mil por hora. Você só deve realmente se preocupar quando sentir dores muito fortes na barriga e quando houver sangramento. Às vezes o sangramento é um sinal de alerta e nem há nada de muito complicado a ser resolvido. Mas sempre que ele aparecer, sua médica deverá ser avisada imediatamente. Posso dizer que minha gestação graças a Deus está sendo tranquila e estou muito feliz, pois não engordei absurdamente. Estou apenas barriguda, e o melhor, sem nenhuma estria!!!! Juro!!! Nenhuma!

grav3

Posso até enumerar aqui por trimestre, quais foram e quais são os efeitos colaterais que senti e ainda sinto:

1º Trimestre: Enjôo – muito pouco, vomitei apenas duas vezes; Cólicas – tive bastante; Sono – muito; Dores nos seios – fortíssimas! A ponto de não aguentar ficar com sutiã;

2º Trimestre: Dores de cabeça (horríveis); Azia – principalmente a noite; Vontade de fazer xixi – o tempo todo; Rinite Gestacional – começou aqui e me acompanha até agora; Prisão de ventre – um terror! Tive muito! Cheguei a ficar SETE dias sem ir ao banheiro e quase enlouqueci!

3º Trimestre: Azia – companheira fiel e desagradável que me está comigo desde o 5º mês de gestação; Insônia – regular. Tenho insônia porque simplesmente não consigo encontrar uma posição confortável para dormir devido ao barrigão. E quando encontro e finalmente pego no sono, sou surpreendida com uma vontade incontrolável de fazer xixi que acontece de 20 em 2o minutos, geralmente; Dores musculares – principalmente na região pélvica, onde a cabeça do bebê vai se encaixando, e nas costas devido ao peso da barriga, sem contar a dor na costela direita pois o Lorenzo adora apoiar o pezinho por ali; Pés e pernas inchados – estava feliz por não ter tido este problema até semana passada, quando esquentou absurdamente aqui em Curitiba.

Apesar dos efeitos colaterais acima citados, posso me considerar uma grávida privilegiada, pois todos os meus exames de sangue e urina foram ótimos. Não tive nenhuma complicação e minha saúde e do meu bebê estão perfeitas. Isso que importa!

grav2

Essas informações e outras que postarei aqui nesta categoria a partir de hoje, serão importantes para que você, que está na primeira gravidez saiba o que virá nos nove meses seguintes (e mais algumas semanas) e que mudarão sua vida. Mas, apesar de todas estas considerações á vista, resta à você queria futura mamãe curtir cada minuto deste momento mágico que é esperar um filho. Pensar em tudo que o bebê vai precisar, como o carrinho de bebê, o berço, as roupinhas, o quartinho, o chá de bebê, o nome do seu primeiro filhinho, ver sua barriga crescer a cada dia, ouvir pela primeira vez o coração do bebê pelo ultrassom, sentir os primeiros movimentos dele… não tem preço! Curta muito este momento. O meu está no final, e tenho certeza de que vou sentir muita saudade desta fase tão radical e significativa da minha vida.

Bjs e até o próximo post.

Sol Ferrari

meuavatarassinatura

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!