A ALIMENTAÇÃO NA PRIMAVERA

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E já que hoje acordei inspirada a falar de alimentação (deve ser por culpa da gravidez kkkk), por que não… falar sobre como aproveitar melhor os alimentos, na estação mais florida do ano? Estamos na Primavera, meus queridos! Vamos desfrutar! A estação das flores (lindaaaaaaa que eu amo tanto!!!), também é uma época de grande variedade de frutas, legumes e verduras. Basta ir a frutaria na esquina da sua casa e reparar como o ambiente está mais colorido, cheiroso e feliz!

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Com a chegada de dias mais quentes, a necessidade de hidratação através do consumo de água e alimentos mais leves e de fácil digestão aumenta. E esta é a sua chance para começar a investir em uma alimentação mais saudável.

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Devemos nos preocupar em manter uma alimentação balanceada, por isso, procure optar por uma dieta com muitas frutas e legumes. Dê preferência aos alimentos cozidos a vapor, e às folhas, além de aumentar o consumo de cereais, para ajudar o intestino a funcionar direitinho.

Nutricionistas recomendam o consumo de sucos de frutas naturais, que são ricos em nutrientes e vitaminas. Outra boa opção para esta estação são as vitaminas de frutas com leite desnatado que alimentam e são fontes de cálcio, fibras e minerais.

A água de coco também é bem vinda. Além de refrescar, hidratar e conter sais minerais, contém baixas calorias.

Os alimentos típicos da primavera são de diversas cores, como vermelho, laranja, roxo e verde (falo das cores dos alimentos AQUI).

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Todos esses alimentos podem ser incluídos livremente nas dietas:  Abóbora, berinjela, beterraba, cenoura, brócolis, morango, mamão, manga, pêssego, nectarina.

Dicas gerais para uma dieta saudável:

1. Lembre-se de que a qualidade e variedade dos alimentos são mais importantes do que a quantidade;

2. Aposte em uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e fibras;

3. Substitua alimentos refinados (brancos) por integrais;

4. Evite alimentos gordurosos, açucarados e que contenham muito sódio;

5. Beba cerca de dois litros de água ao dia, ou de 6 a 8 copos;

6. Coma as frutas com casca para aumentar a ingestão de fibras;

7. Não esqueça de aliar a boa alimentação a exercícios físicos orientados por um profissional.

Bjs

Sol Ferrari

gravida

 

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