CAFÉ – CONHEÇA ALGUNS DOS PRINCIPAIS AROMAS

Você sabe quais são os tipos de café? São vários, isso eu garanto!

café1

Café Espresso, ristretto, macchiato, americano, capuccino… e para resumir, são mais de 50 tipos de cafés diferentes.
Mas quantos deles você conhece? Eu não conheço nem 10 sabores de cafés desta lista. Mas como a Sol e eu somos apreciadores de cafés (não mais que de vinhos, claro!), resolvemos preparar uma lista dos cafés conhecidos aqui no Brasil, país maior produtor de café do mundo, para que você fique bem curioso em experimentar todos, como nós:

CAFÉ ESPRESSO:
espresso
Café espresso é um café exclusivo, preparado sob pressão, em doses individuais para se saboreado no exato momento da extração. São utilizados grãos frescos, de alta qualidade, com aroma e sabor intensos. O café expresso é concentrado (7g de pó para até 50ml de água). O processo de extração gera um delicioso creme marrom claro e a espuminha dele preenche toda a superfície da xícara. É o meu preferido de manhã.

CAFÉ CARIOCA OU AMERICANO:
americano
Bebida feita com ½ dose ou 30 ml de café espresso na xícara, acrescidos de água quente até completar 50 ml.

CAFE CURTO OU RISTRETTO:
ristretto
Bebida concentrada, mais intensa, feita com cerca de metade da quantidade de água do espresso convencional e a mesma quantidade de café. Basicamente é meia xícara de café extra forte.

CAFÉ DUPLO OU DOPPIO:
doppio
É a dose dupla de espresso servida na mesma xícara (60 ml).

MACHIATTO:
macchiato
Uma dose de espresso (50 ml) com uma camada de espuma vaporizada de leite no topo da xícara.

CAPUCCINO:
capuccino
De origem italiana, sua cor lembra a das vestimentas dos monges cappuccinos. A receita clássica leva 1/3 de espresso, 1/3 de espuma vaporizada de leite e 1/3 de leite vaporizado. Algumas versões incluem canela em pó para dar um diferencial no sabor. É o preferido da minha Sol.

E pra você? Qual o melhor café? Comente!

Abraço

Igor 

Anúncios

4 pensamentos sobre “CAFÉ – CONHEÇA ALGUNS DOS PRINCIPAIS AROMAS

  1. A vida deve ser saboreada assim, na beleza e no sabor majestoso do café.
    Você sente o líquido invadindo teu corpo e produzindo as sensações prazerosas na alma.
    E é assim que desejo que tua vida seja.Saboreada ao máximo diante da xícara diária que te é oferecida.
    Meu pai sempre me dizia que café “bão” é o café puro.O nosso, ele mesmo colhia, torrava, moía e fazia. Usava o coador de pano e a xícara esmaltada verde abacate com desenhos de florzinha. Um dia, o apresentei o café com creme. Luxuosamente servido numa xícara com desenhos de coração que eu tinha. Ele se maravilhou! Quis repetir.E durante alguns dias, meu desafio era criar novos tipos de cafés pra ele. Desde o capuccino ao macchiato. Mas, a paixão dele foi o írish coffee, feito com um uísque comum que eu tinha na época. A cada descoberta de uma nova receita ele se empolgava e o mais impressionante é que mesmo empacotado à vácuo ele sabia que tipo de café era aquele. A terra roxa proporcionava um sabor inigualável ao café, ele dizia.
    O Arábica tinha essa ou aquela particularidade. O Robusta melhor era o reproduzido em Minas Gerais.
    Quando por fim, ele retornou pra sua casa, um dia antes, no arrumar das malas, empacotando o moinho e o torrador, ele me disse: Durante anos eu havia sorvido os melhores cafés da vida. Aqueles que eu mesmo plantava, colhia, escolhia e preparava como artesão para beber. Achava que era assim e pronto. Mas, experimentando outros tipos descobri que a vida deve ser vivida igual ao café.Com novos experimentos, com novos sabores, com outras atitudes. O café para ser apreciado e soltar seu sabor passa por etapas diversas antes de chegar a nós. E por último, a fervura faz com ele exale teu aroma e com isso, convida todo mundo que é captado pelo cheiro a tomar um café. A nossa vida, é igual ao café, minha filha. Passamos por tantas coisas, enfrentamos tantos desafios. Somos torrados, moídos, catados, escolhidos e quando a “fervura” nos pega o que deve sair de nós é o aroma de nossa alma convidando a todos que percebam para saborear a nossa vitória.
    O melhor café é esse, servido nas histórias de vida.

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s