UM POUCO SOBRE MIM: Meus ídolos do Rock!

Bem… Para quem acompanha regularmente meu Blog, percebe que de post em post, vou falando um pouco sobre mim… meus gostos, minhas manias, meus defeitos, qualidades, etc…

E já disse várias vezes por aqui que sou eclética em (quase) tudo… exceto no gênero musical. Não abro mão de musica boa para meus ouvidos. E quando falo em música boa, falo de ROCK!

Mas o Rock do qual me refiro, é o “rokão das antigas”… música dos anos 60,70, 80 e um pouco de anos 90… antes da chegada dos “Boys Band”, achando que sabem fazer rock. Mas não vou entrar neste mérito agora.

Estou aqui para apresentar alguns dos meus principais ÍCONES DO ROCK INTERNACIONAL E NACIONAL, para que vocês conheçam um pouco mais sobre minhas preferências musicais, e também, para quem não os conhece, ter a oportunidade de conhecer. Vai que vocês gostam também!!! Eu vou adorar saber que servi de inspiração para alguém! rsrsrs

Vou começar a listar em ordem cronológica… desde lá atrás, nos meus tempos de adolescência…Vamos lá???

1. GUNS N’ ROSES

guns

A primeira banda de rock que eu ouvi e me apaixonei. Guns N’ Roses é uma banda de hard rock norte-americana formada em Los Angeles, Califórnia em 1985. A banda, liderada pelo vocalista e co-fundador Axl Rose, passou por várias mudanças de formação e controvérsias desde a sua criação. O Guns N’ Roses lançou seis álbuns de estúdio, três EP, um álbum ao vivo e três DVDs musicais ao longo da sua carreira. O álbum mais recente da banda é Chinese Democracy, lançado em 2008 e o primeiro trabalho com novas faixas desde o The Spaghetti Incident?, de 1993. Suas canções de maior sucesso são “Welcome to the Jungle”, “Paradise City”, “Don’t Cry”, “Sweet Child O’ Mine”, “Patience”, “November Rain”,”Chinese Democracy”,” Street Of Dreams “,”This I Love” e “Better”. A Banda também gravou a musica tema do filme “O exterminador do Futuro”, intitulada “You Could be Mine”.

2. R.E.M

REM

O R.E.M. é uma banda estado-unidense de rock formada em Athens, na Geórgia, em 1980. Seu nome é uma referência ao estágio de sono REM.  Através da década de 1980 a banda trabalhou sem descanso, lançando álbuns anualmente por sete anos consecutivos, do seu EP de estréia de 1982, “Chronic Town” até o álbum de 1988, “Green”. Seu estilo punk rock e art rock inspirado da década de 1970 o permitiu estabelecer-se como elemento central da cena do rock alternativo da década de 1980.

3. JANIS JOPLIN

janis

Janis Lyn Joplin foi considerada a principal cantora branca de blues dos anos 60, e certamente uma das maiores estrelas daquela época. Janis Joplin nasceu numa sólida família de classe média, em 19 de janeiro de 1943. Ela sempre foi uma jovem muito solitária, que logo tomou gosto pelo blues e o folk music, retratando isso em pinturas e poesias. Aos 17 anos, ela saiu de casa e começou a cantar em bares de Houston e Austin, no Texas, para juntar dinheiro e ir para a Califórnia. Janis Joplin é autora das musicas “Mercedes Benz”, “Cry Baby”, “Piece of my heart”, “Summertime”, “Try”… dentre dezenas de outras músicas maravilhosas. Eu sou suspeita em relacionar melhores músicas, pois sou fã ardorosa desta roqueira e gosto de tudo que vem dela.

4. THE DOORS

doors

a Banda liderada pelo lendário vocalista Jim Morrison, foi formado em 1965, em Los Angeles. Jim e Ray Manzarek faziam projetos juntos na escola de cinema, quando começaram a se interessar pela música.  O nome da banda foi tirado de um livro de Aldous Huxley, “The Doors Of Perception” (As Portas da Percepção). Passaram um ano compondo canções e escrevendo letras. Começaram seus shows. No início, Jim Morrison cantava de costas para a platéia, mas sua timidez foi superada com a ajuda de drogas como LSD, que o deixavam bastante à vontade em cima do palco. Seus hits mais conhecidos são “Light my Fire”, “Riders on the storm”, “The End”, “L.A Woman” e “Roadhouse Blues”.

5. JIMI HENDRIX

jimi

James Marshall “Jimi” Hendrix, foi um guitarrista estadunidense, cantor, compositor e produtor que é amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock. Como guitarrista, ele se inspirou nas inovações de músicos do blues tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues) tais como Curtis Mayfield. Ele conseguiu ampliar a tradição da guitarra no rock, incrementando recursos de distorção e outros efeitos especiais. O som da guitarra de Hendrix é único e insubstituível. Como produtor musical, foi um dos primeiros a usar o estúdio de gravação como extensão das suas ideias musicais. Finalmente, a sua importância como estrela do rock coloca-o ao nível de figuras como Chuck Berry, John Lennon (dos Beatles), Elvis Presley e Mick Jagger (dos Rolling Stones).

6. RAUL SEIXAS

raul

Quem acha que brasileiro só gosta de pagode, samba, axé, funk e sertanejo (argh!!!)… se enganou. No Brasil tem muito rock bom também, viu? Raul Santos Seixas é a prova (imortal) de que dá pra fazer rock bom neste país: Músico, compositor e cantor brasileiro, um dos grandes representantes do Rock no Brasil. É conhecido por músicas como “Maluco Beleza” e “Ouro de Tolo”. Raul nasceu em Salvador. Desde a adolescência, ficou impressionado com o fenômeno do Rock ‘n’ Roll, o que levou a criar a banda uma banda chamada “Os Panteras”. Lançou o seu primeiro disco em 1968, “Raulzito e seus Panteras”. Mas o sucesso veio mesmo depois do lançamento do disco “Krig-ha, Bandolo” (1973), cuja música principal, “Ouro de Tolo”, fez grande sucesso no Brasil. O disco tinha outras músicas de grande repercussão, como “Mosca na Sopa” e “Metamorfose Ambulante”. Raul Seixas é considerado um dos maiores músicos brasileiros, com uma enorme quantidade de fã-clubes.

7. IRA!

ira

O Ira! surgiu a partir da banda “Subúrbio”, que agregou o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas mudanças de formação, a banda se estabilizaria ao redor dos dois e do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung. O grupo lança seu primeiro LP, Mudança de Comportamento, em 1985, mas o sucesso só viria depois da faixa “Flores em Você” ser incluída na abertura da novela “O Outro”, da Rede Globo, no ano de 1987.

8. CASSIA ELLER

cassia

Cássia Rejane Eller nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 1962 e faleceu em Dezembro de 2001. Foi criada entre músicos (familia da mãe). Cássia Eller foi uma cantora de rock brasileiro, que fez um grande sucesso nos anos 90. Foi uma cantora de grandes polêmicas, e era homossexual assumida. Seu interesse pela música começou muito cedo, quando ganhou um violão de presente, aos 14 anos, e tocava principalmente músicas dos Beatles. A voz grave e o jeito irreverente de Cássia logo conquistaram o público. A carioca interpretou canções de grandes nomes, como Cazuza, Renato Russo, Caetano Veloso e Nando Reis. Em doze anos de carreira, gravou dez álbuns, quase todos com composições de outros artistas. Apenas três músicas que gravou eram de sua autoria.

9. PITTY

pitty

Priscilla Novaes Leone nasceu na Bahia EM 1977, e passou a infância em Porto Seguro. Foi influenciada pela música do cantor e compositor Raul Seixas através de seu pai, que também era dono de bar. Outras influências musicais de Pitty foram importantes para a sua carreira musical: Elvis Presley, Nirvana, Lou Reed, Metallica. Seu disco de estréia “Admirável Chip Novo” (2003), foi o álbum de rock mais vendido do ano. A cantora repetiu o feito anterior com o “Anacrônico” (2005). Com o álbum “Chiaroscuro” (2009), teve o single “Me Adora” como uma das canções mais escutadas do ano. Em 2010, lançou seu 2º álbum ao vivo, gravado no Rio de Janeiro, o “Trupe Delirante”, que foi indicado como melhor álbum de rock pelo Grammy Latino.

Bem… é disso que eu gosto… Rock está no meu sangue… eu AMO!!! Tenho várias outras bandas e cantores de rock que aprecio… E não gostaria de desmerecer nenhum. Mas esta é a lista dos meus prediletos.

É isso…

Bjs

meuavatarassinatura

 

 

10 pensamentos sobre “UM POUCO SOBRE MIM: Meus ídolos do Rock!

    • Exatamente… são musícas que te passam uma mensagem… não é apenas uma gritaria e barulho de guitarra e bateria!
      Infelizmente não se faz mais rock como antigamente… é por isso que não abro mão da nostalgia.
      Que bom que é da tribo. Bem vinda!
      Bls

      • Eu tbm!!! Uso meu som só pra tocar meus bons e velhos cds (sim… eu gosto deles)… e os guardo e cuido com muito carinho. Rádio??? nem pensar!!! é um veneno para meus ouvidos kkkk. Bjs

    • Olá Sal… é verdade… esta fase foi uma das melhores da banda. Eu só não gostei da saída do Slash… acho que o Guns perdeu parte da sua identidade depois disso. Eles estarão em Curitiba por estes dias. Mas o preço do ingresso está impraticável.
      Bjs

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

