REDUZA O CONSUMO DO SAL

A função do sal no organismo humano é controlar as substâncias que entram e saem das células, regulando a quantidade de nutrientes e água. Mas ele não faz só isso. Ele também atrapalha bastante…

sal1

Na verdade, o principal vilão da vida do sal, é o Sódio (Na). Mesmo considerado um dos 22 minerais essenciais para o organismo, a ingestão excessiva de sódio pode provocar problemas de saúde. Os efeitos no organismo não são imediatos e as pessoas podem demorar anos para apresentar sintomas. O sódio está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são recomendados, no máximo, cinco gramas diárias de sódio por pessoa. Entretanto, o IBGE afirma que os brasileiros consomem doze gramas, em média. O resultado desse excesso é a hipertensãoUma pesquisa estima que, países em desenvolvimento, como o Brasil, podem ter um número de hipertensos 80% maior até 2025. O estudo foi realizado, pela Escola de Economia de Londres (Inglaterra), em parceria com o Instituto Karolinska (Suécia) e a Universidade do Estado de Nova York.

sal2

Aqui em casa, a muito tempo, podemos dizer que raramente usamos sal em nossos pratos.  Fazemos a substituição do mesmo por outros temperos mais saudáveis e que exercem a mesma função ou até melhor . Claro… que não podemos simplesmente aboli-lo da nossa alimentação, pois a carência de sódio no organismo também acarreta problemas de saúde como letargia, fraqueza, convulsões, etc. Mas o ideal é manter o equilíbrio alimentar.

Portanto, vou listar abaixo algumas opções que adotamos em casa, para que você também possa aprender a se alimentar de forma mais saudável, porém, tão saborosa que você nem irá se lembrar do sal…

Ervas e temperos: Aqui usamos muito alho e cebola (para intensificar o sabor dos alimentos), além de pimenta-do reino, pimenta calabresa, canela, cúrcuma, páprica picante, manjericão fresco, endro, orégano, alecrim,louro, manjerona, limão… todos estes itens podem dar um gosto especial aos ingredientes da sua refeição.

temperos1

Gordura do Bem: Utilize preferencialmente óleos vegetais que sejam ricos em gorduras benéficas, livres de colesterol. Gostamos muito de usar o óleo de girassol, e atualmente estamos satisfeitos com nossa nova descoberta: o Óleo de Algodão, do qual falarei num próximo post. Óleo de soja, só em último caso mesmo!

gordura

Nada de fritura: Desde que compramos nosso grill, a fritura tem passe livre aqui em casa. É muito mais saudável comer carnes grelhadas ou assadas. Isso vale também para os vegetais que podem ser cozidos no vapor, como cenoura, brócolis, couve-flor… estes ficam uma delícia se preparados no grill. Vegetais e carnes assados ou grelhados, tem um gosto diferenciado e muito saboroso.

grill

Fuja dos industrializados: Diminua o consumo de alimentos industrializados. Procure manter uma alimentação saudável e opte pelos alimentos “in natura”. Tire da sua lista de compras os embutidos e temperos prontos, e sempre leia o rótulo dos alimentos para conferir a quantidade de sódio que está sendo ingerida.

industrializados

E para você que não consegue viver sem o sal… pelo menos beba muita água diariamente, pois o sal causa retenção de líquidos, que leva ao inchaço e a obesidade.

Bjs

meuavatarassinatura

Anúncios

5 pensamentos sobre “REDUZA O CONSUMO DO SAL

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s