OS CINCO PRINCIPAIS SUBSTITUTOS DO AÇÚCAR

Olá amores!

Ontem  fiz uma matéria falando a respeito do uso adequado do SAL (Para quem não leu, post AQUI).

E hoje venho para falar do AÇÚCAR, mais precisamente do açúcar branco. Que o açúcar branco faz mal para a saúde isso todos nós já sabemos. Além de destruir a homeostase do organismo (manutenção de condições estáveis para as células), o excesso de açúcar pode causar várias outras consequências graves no seu organismo.

ACUCAR1

A lista de malefícios do açúcar branco é imensa. Então vou listar apenas os cinco principais riscos que ele oferece à sua saúde:

1. Pode desativar o seu sistema imunológico e prejudicar suas defesas contra doenças infecciosas.

2. Desorganiza as relações entre os sais minerais no organismo: provoca deficiência de cromo e cobre; interfere na absorção de cálcio e magnésio.

3. Pode provocar um aumento rápido de adrenalina, de hiperatividade, de ansiedade, de dificuldade de concentração e de irritabilidade em crianças.

4. Pode provocar um aumento significativo no nível total de colesterol, triglicerídeos e mau colesterol, e reduzir o do bom colesterol.

5. Alimenta as células cancerígenas e está relacionado ao desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago.

Sem contar que ele é um dos principais vilões para quem vive em guerra com a balança, pois ele contribui para a obesidade.

Então… substituir o açúcar por outras propriedades naturais, pode ser uma maneira simples de tornar a vida mais doce. Aliadas de uma vida saudável, as alternativas para adoçar bebidas e comidas melhoram o funcionamento do organismo e podem ajudar (e muito) o meio ambiente, o que para mim é tão importante quanto a minha saúde.

Pensando nisso, resolvi apresentar aqui alguns substitutos do açúcar branco, que exercem a mesma função, e que são mais saudáveis.

Rapadura

RAPADURA

 O tradicional doce nordestino é um dos melhores substitutos sustentáveis para o açúcar. Isso porque, além de ser produzida apenas no Brasil, a rapadura é feita artesanalmente, dispensando o agressivo trabalho industrial e o uso de embalagens mais elaboradas. Além disso, utilizar as sobras do doce ralado no lugar do açúcar é uma boa alternativa para evitar o desperdício da rapadura.

Mel

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Fabricado pelas abelhas, o mel é rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais. Constituído por frutose e glicose, tem ação contra fungos e bactérias, além de atuar contra dores de estômago e transtornos gastrointestinais mais sérios. Produzido na natureza, o mel é o doce mais bem aceito pelo corpo, podendo substituir o açúcar tanto para adoçar bebidas, como na hora de elaborar receitas na cozinha. Dê preferência ao mel orgânico, que não passa por processos industriais.

Açúcar orgânico

ORGANICO

Gosto muito deste açúcar. O açúcar orgânico não sofre com a ação de aditivos químicos nem durante o cultivo, nem ao longo da fabricação. Sendo assim, a versão orgânica é mais nutritiva do que a refinada (comum) e tem menos substâncias que prejudicam o funcionamento do corpo. Entretanto, o consumo do açúcar orgânico deve ser controlado, uma vez que ele também aumenta a taxa glicêmica.

Açúcar mascavo

mascavo

O mais usado aqui em casa. O mascavo é rico em cálcio, fósforo, potássio e magnésio, o açúcar mais escuro é obtido das primeiras extrações da cana. Além de ter menos calorias do que a versão convencional, o açúcar mascavo costuma ser vendido a granel, o que torna o produto mais sustentável. Assim como as demais alternativas, o mascavo pode se utilizado para adoçar bebidas e na elaboração de receitas. Seu sabor é um pouco diferente e você sente a “pegada” no começo. Mas depois que se acostuma você vai ver que ele não poderá mais faltar na sua vida.

Açúcar Demerara

demerara

O demerara fica entre o açúcar mascavo e o açúcar refinado. Em termos nutricionais ele é bem parecido com os valores nutricionais do mascavo. O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivos químicos como o açúcar branco refinado, Apesar de seus grãos serem maiores, ele dissolve facilmente, não altera a cor, nem dá gosto de caldo de cana aos alimentos. Ele não é muito barato, mas compensa tê-lo em casa.

Vale lembrar também que, a maior parte do açúcar consumido está “escondido” em refrigerantes, sobremesas, cereais matinais e nas receitas doces. Portanto, o ideal é ir diminuindo gradativamente a quantidade de açúcar pouco a pouco para uma reeducação do paladar e cerebral, de modo que seja possível eliminá-lo completamente da alimentação e optar por alimentos em sua condição natural, sempre que possível.

Cuide-se, ok?

Bjs

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7 pensamentos sobre “OS CINCO PRINCIPAIS SUBSTITUTOS DO AÇÚCAR

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