Evitamos a inveja se guardarmos segredo de nossas alegrias…

INVEJA

Segundo Aurélio: in.ve.ja 1.Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. 2.Desejo violento de
possuir o bem alheio. 

inv4

E dá-lhe sal grosso e arruda!!!

Você comprou um vestido lindo para estrear no fim de semana e aquela sua amiga do trabalho adorou o modelito. Para a sua surpresa, no dia do evento, um pouco antes de sair de casa, você esbarra no portão e rasga a peça exclusiva que iria arrasar na noitada. Azar? Que nada, você foi vítima de mau-olhado!

Urucubaca, ziquizira, olho gordo, ou simplesmente… Inveja. Este sentimento assola a vida de qualquer mortal. Inveja do corte do cabelo, do namorado rico e bonitão, da promoção no emprego ou do carro novo. Seja qual for o motivo, toda mulher já foi cobiçada e sabe que a danada é capaz de acabar com o humor do dia.

inv6

Presente desde os primórdios da humanidade, como na história de Caim e Abel, a inveja é um dos mais perigosos dos sete pecados capitais. É o pior sentimento do comportamento humano. Ela é vil e causa uma série de más conseqüências não só para quem sente, mas também para quem é vítima da cobiça.

A cobiça pode ser consciente, quando a pessoa sabe que é invejosa e pratica atos premeditados, arquitetando planos com o objetivo de prejudicar o outro. A inconsciente ocorre quando as atitudes tomadas não são planejadas, sendo o objeto de desejo o alvo de uma admiração exagerada, fazendo que alguém queira para si o que é de mérito alheio.

inv5

Há quem diga e acredite que, se uma pessoa invejosa for inteligente, pode reverter este sentimento ruim para seu benefício próprio, transformando- a em um trampolim para seu processo de superação, fazendo com que sua inveja se transforme em estímulo para que ela trabalhe suas potencialidades e supere suas expectativas…

Será mesmo? Particularmente, acho que admiração e a imitação são diferentes da inveja. Quando o invejoso “admira” alguém, ele sente raiva de não possuir aquilo. Ele é uma pessoa fria, um vampiro emocional que suga as suas energias e deixa um clima pesado no ar (falo sobre Vampiros de Energia AQUI).

inv3

Por isso é preciso SEMPRE, prestar atenção no comportamento das pessoas com as quais você se relaciona. O falso amigo pode estar em qualquer lugar e se aproximar de você, por possuir algo que lhe desperte desejo, como um objeto de valor, um imóvel, um bom emprego ou até mesmo a pessoa com quem você se relaciona.

Para não ser enganada por um invejoso, vale a pena ficar de olho nas atitudes e nos rastros deixados por ele. Geralmente, pessoas invejosas não fixam contato visual muito tempo e desviam o olhar para baixo, ou para os lados. Outra técnica é reparar se o amigo se aproximou depois que você comprou algo, como um carro, por exemplo. Também é interessante observar uma pessoa quando você compartilha momentos de vitória com ela. Discreto, o invejoso acompanha o elogio com um sorriso de quem não gostou, ou faz comentários irônicos e sarcásticos.

inv7

Como o falso amigo é um inimigo secreto, é sempre importante prestar atenção a alguns comportamentos. Confira as dicas o renomado Psicólogo e Escritor, Alexandre Beze aprenda a desmascarar o invejoso antes de ser vítima de seu veneno:

O invejoso
Tem um comportamento obsessivo-compulsivo e deseja manipular e controlar a sua vida, querendo saber onde e com quem você pratica suas atividades, além de procurar acompanhá-lo sempre que possível. Não confunda estes sinais com a prestimosidade sincera de um amigo.
É agressivo, irônico, arrogante, e desconta suas frustrações nas outras pessoas.
É fofoqueiro e mentiroso, pois já que não se sente capaz de conseguir o sucesso alcançado pelo outro, ele tenta difamar a imagem da vítima de sua inveja.

É muito desconfiado. Não confia nem na sua própria sombra. Sua desestrutura de ego é tão grande que ele sempre vai achar que o que você conta é mentira ou errado, ou que está querendo levar vantagem às custas dele ou chamar atenção. 

Tem complexo de inferioridade e auto-estima baixa. Precisa de elogios constantes para se sentir tão capaz quanto os outros e gosta de humilhar as pessoas sempre que tem oportunidade.
Não tem capacidade de criar sua própria identidade, por isso está sempre agindo como uma cópia de pessoas das quais ele “admira”.
inv3
Ui… Xô Zica!!! 🙂
Portanto, quanto menos você mostrar a sua felicidade, menos ziquizira vai atrair para a sua vida pessoal. Pare de anunciar aos quatro ventos que comprou um carro novo, que o seu namorado é o máximo, ou que está planejando aquela viagem para a Europa. Quanto menos os falsos amigos souberem da sua vida, melhor para você.
inv2
Mas o mais importante mesmo é não dar importância para a inveja e se afastar de pessoas invejosas o máximo possível. Assim você espanta o mau-olhado, naturalmente. Se você tem fé e acredita em um Poder Superior… em Deus… Ore… ore muito e peça proteção sempre… ao acordar e ao se deitar.
Bjs
meuavatarassinatura

 

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s