SEMANA DA SAÚDE: PALMITO

PALMITO

O palmito é o talo macio e fibroso que fica na parte inicial da folhagem da palmeira. Ele pode ser extraído do caule de três espécies de palmeiras – juçara, pupunha e açaí. A primeira é nativa da Mata Atlântica e as demais são originárias da Amazônia. O gomo interno das palmeiras é uma boa fonte de glicídios e proteínas, além de conter sais minerais variados, como cálcio, fósforo, ferro, sódio, magnésio e, principalmente potássio, importante para a manutenção do nível de água no organismo.

Por apresentar alto teor de fibras, é recomendado para pessoas que sofrem de prisão de ventre. Além disso, o palmito possui quantidade significativa de vitaminas A (evita problemas de visão); C (fortalece a imunidade), e do Complexo B, que mantém o equilíbrio do sistema nervoso.

E a boa notícia é que o palmito não é tão calórico. Apenas 26kcal para cada 100g se for consumido fresco, e 18kcal se for em conserva. Portanto, quem gosta, se jogue nele!

Porém, a palmeira juçara, da qual é extraído o palmito, é uma espécie de Mata Atlântica que corre um sério risco de extinção por causa do extrativismo ilegal (e viva o Homem). Por este motivo, ativistas se obrigaram a desenvolver ações em várias frentes, como a intensificação da fiscalização, a conscientização da população e a mudança de hábitos de consumo. 

Participe desta campanha. Ajude a preservar a palmeira juçara que, além de nos fornecer o palmito, constitui um elo fundamental na cadeia alimentar, garantindo a sobrevivência de inúmeras espécies de animais e aves. Verifique o rótulo dos vidros de palmito, antes de comprar. Se constar que ele é derivado de Palmeira juçara, não compre. Assim você não estará incentivando a extração ilegal.
Consumidor tem que ser consciente, ok?

Bjs

meuavatarassinatura

Anúncios

2 pensamentos sobre “SEMANA DA SAÚDE: PALMITO

    • Sinta-se á vontade querido Manoel! Assim vc tbm me ajuda a ficar mais conhecida! Uma mão lava a outra, né?!? Obrigado pelo carinho. Tbm gosto muito do seus posts.
      Bjs

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s