COMO EVITAR A DERMATITE CANINA

A algumas semanas vínhamos observando que nosso Chow Chow Bravo Valentino estava impaciente e se coçando demais na região da barriga. Como ele é um carinha muito temperamental e teimoso, não nos deixava chegar perto para que pudéssemos ver o que de fato estava ocorrendo. Até o momento em que testemunhamos o desespero dele arrancando seu próprio pelo para se livrar das coceiras. Foi aí que suspeitei que ele estava com DERMATITE, e das bravas, daquelas de fazer o animal sangrar de tanto se coçar… Horrível!!! Tadinho do meu fofão!!!

Para quem não conhece, a dermatite é uma alergia que causa muita coceira inflamatória na pele do animal. Ela pode ser crônica ou temporária. Esta doença é simples e de baixa gravidade e pode ser causada por fatores diversos como sensibilidade a alguns produtos, alergias a picadas de pulgas e insetos, uma bactéria ou vírus, ou uma má nutrição. Dependendo da causa da dermatite do seu cão, o tratamento pode ser simples ou envolver medicação.

Imediatamente liguei para meu amigo e veterinário Dr. Ricardo (no final do post passo pra vocês o contato dele para quem quiser), que me disse para levá-lo imediatamente ao consultório para que ele pudesse consultá-lo. Dito e feito… era a maledeta da DERMATITE. Na hora, meu Bravo Valentino recebeu anestesia geral (só assim para poder mexer no bichinho…) e eu quase morri de tanto chorar de dó quando vi ele adormecendo pelo efeito da injeção anestésica. Logo ele foi levado para a sala de tratamento, e lá fizeram todos os procedimentos, inclusive a TOSA COMPLETA, que foi necessária em função do grau da alergia. Foi aí que vi o tamanho do estrago que a Dermatite tinha feito nele, pois até então os pelos cobriam boa parte da área afetada.

 

bravo

Se eu já fiquei arrasada de vê-lo assim depois, imagina ele quando se olhou no espelho! Bem, pela carinha dele vocês já podem ter uma idéia do quanto ele sofreu, né? Graças a Deus e a competência do Dr. Ricardo, hoje ele já está bem melhor, quase 100% recuperado, e nem precisa mais usar o “cone da vergonha”… o colar elizabetano. Mas ainda toma antibióticos de 12 em 12 horas e temos que aplicar o spray cicatrizante sempre que ele se distrai (sim, porque ele ODEIA spray’s).

Portanto, fique atento. Pois assim como nós humanos, os cães podem sofrer de doenças de pele que causam problemas sérios em seu corpo. Se o seu sempre começa a se coçar e morder o corpo, ele pode estar com dermatite.

O mais eficaz para tratar uma dermatite em cães é procurar uma solução de longo prazo. Uma boa dica é mudar as condições de vida do cão para evitar o efeito alergênico. O cão com dermatite é normalmente alérgico a diversas coisas. No entanto, muitas vezes não é possível evitar a exposição a todos eles. Um veterinário deve ser procurado para que os animais sejam tratados com os medicamentos adequados e descubra o que causa a dermatite e o mal possa ser combatido.

Mantenha seu cão longe de substâncias irritantes a sua pele. Se o seu cão ainda está se coçando depois de ter feito um tratamento contra pulgas, pode ser algo no seu quintal que está deixando a pele inflamada. Verifique se há veneno de carvalho e urtigas ou plantas que deixam a pele humana sensível, pois podem ter o mesmo efeito em seu cachorro.

Preste atenção quando ele parece estar sofrendo mais com a coceira. É depois que você mudou o lençol, ou algo que o animal tenha contato sempre. Mantendo o seu cão longe dessas coisas, você vai curar a dermatite do animal com mais rapidez. Além disso, certifique-se de remover os itens de sua casa o mais breve possível.

Faça uma mudança na alimentação do seu cão. Alguns tipos dermatite são causados por uma má nutrição. Certifique-se de que você está comprando alimentos que tenham uma grande quantidade de ingredientes naturais. Confira a lista de ingredientes para descobrir. Pergunte ao seu veterinário como escolher um alimento de alta qualidade para sua raça particular de cão.

Um bom banho em seu animal semanal ou a cada três dias pode ajudar no problema também. Adicione um ingrediente calmante a água como farinha de aveia. Um banho com o uso de uma escova vai calmar a pele do seu cão e irá remover os itens irritantes como pulgas e sujeira. Apenas certifique-se de banhar o seu cão com frequência, especialmente depois que a dermatite for embora.

Bem, este post é muito importante para quem tem cães de estimação, principalmente os peludos, como o meu. Portanto, preste atenção em seu cão e ao menor sinal, procure o veterinário  de sua confiança, para que você não passe pelo nós passamos nos último dias. Foi muito triste ver nosso queridão sofrendo tanto. Uma experiência que nunca mais quero ter.

Para quem mora em Curitiba, o Dr. Ricardo atende em 2 clínicas, em Santa Felicidade, até ás 13h, e numa no bairro Batel, até ás 19h. Aqui em Santa Felicidade ele atende na Clinica Veterinária São Benedito – Fone: 41-3372-1101. O Endereço é Rua Marchanjo Bianchini, 105. Só dizer que soube dele pela Sol do grupo folclórico Italiano. Ele é um amor e mega competente no que faz.

Bjs

meuavatarassinatura

Sol Ferrari

 

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s