AMIZADES + EXPECTATIVAS = FRUSTRAÇÕES

“Bruxas também quebram a cara! Se decepcionam, se magoam e se ferem. Mas, o bom é que a gente cai, depois levanta, sacode a poeira e volta a voar. Sem medo de ser quem somos, sem medo daquilo que acreditamos. E a magia de ser quem se é nos leva a frente… Seguimos adiante. O passado fica nas lições, nos ensinamentos preciosos que cada acontecimento nos traz… A dor e a tristeza ficam pra trás, e continuamos na busca da alegria do que virá…”

(Viviane Dick)

decepcao1

Usei esta citação da Viviane porque me identifico muito com o que ela disse, e certamente muitos de vocês também se identificarão. E o último post de hoje é praticamente um desabafo pessoal. Trato de um assunto que infelizmente é muito corriqueiro em nossas vidas: As expectativas frustradas.

Normalmente as expectativas frustradas nos levam ao desapontamento e a frustração. Todos criamos expectativas para muitas coisas… por exemplo de como será nosso dia, como será nossa carreira, nosso casamento, etc. E também, fatalmente criamos expectativas com os nossos amigos. Mas infelizmente nem sempre essas expectativas são boas, e acabamos decepcionados e machucados, literalmente frustrados com a pessoa e com si próprio, por ter acreditado nela.

decepcao2

Antes de mais nada quero deixar bem claro que eu acredito no ser humano. Acredito que toda pessoa tem um lado bom, que ninguém é totalmente ruim. E ainda acredito de coração que amizade deveria durar a vida toda. Mas isso não se aplica a todas as nossas amizades. Quando uma amizade que até então acreditávamos que seria eterna se acaba, a decepção é muito forte e a dor da perda parece que nunca vai passar. E então tentamos buscar motivos para o fim desta amizade, garimpamos respostas para certas atitudes, tentamos encontrar culpados, e acabamos nos esquecendo completamente que estamos tratando com pessoas, por isso sempre teremos decepções…

“Quanto mais eu conheço o ser humano, mais eu amo meu cachorro”

decepcao4

Sofremos porque esperamos dos outros mais do que eles podem nos oferecer. Muitas pessoas, assim como eu, se entregam de corpo e alma a uma amizade e saem profundamente machucados, pois se doaram por inteiro o tempo todo, mas não receberam nada em troca. Bom seria se cada “amigo” viesse com bula, indicando as “reações adversas” e as “contra-indicações”.

Insisto em dizer que acho que ninguém é um caso perdido, mas de agora em diante meu lema é não confiar em pessoas que se vestem como ovelhas e por dentro são lobos ferozes, traiçoeiras, invejosas, vampiros de energia que passam pela nossa vida roubando a nossa alegria, pelo simples fato de não conseguirem conquistar a sua!

Tenho medo de pessoa infeliz! E o mundo está cheio destes seres! Pessimistas de plantão, sempre encontram um jeitinho de achar defeitos na nossa vida e nas das outras pessoas. São incapazes de reconhecer as nossas qualidades, e de elogiar nossas conquistas.  Viver ao lado de pessoas assim é nocivo. Se não estivermos preparados espiritualmente, acabamos contaminados pelo veneno da negatividade que não deixa esta pessoa ser feliz e crescer por mérito próprio.

decepcao3

Em contrapartida, estar perto de gente feliz é tudo de bom!!! O mundo precisa é de gente assim. Gente otimista, feliz, de coração aberto, gente que enxerga soluções para os problemas, e não vive deles. É deste tipo de amizade que todo mundo precisa. A presença destes amigos alivia nossas aflições e nos dá ânimo de acreditar nas coisas boas da vida.

Onde foi parar as pessoas de bom caráter, de bom coração? Por que muitos ainda teimam em invejar a nossa felicidade ao invés de alegrar-se com ela? Como saber onde encontrar um amigo de verdade, pra vida toda???? Não tenho estas respostas.

Mas as decepções fazem parte da nossa vida. E não podemos deixar que ela nos roube o desejo de ser e de ter amigos verdadeiros. Se uma amizade que parecia verdadeira se acabou, resta-nos a certeza de que novos amigos aparecerão. E ai teremos aprendido a valorizar cada pessoa, mesmo que no final o retorno não venha. Afinal…

“Devemos fazer o bem, sem olhar a quem”

Também não podemos esquecer que nós também falhamos e também podemos decepcionar alguém um dia, por mais que evitemos isso. As vezes, sem perceber, podemos magoar alguém seja com gestos ou com palavras. E isso não se aplica somente aos amigos, mas sim com os pais, filhos ,amigos, irmãos, etc.

decep5

Falhamos… somos e sempre seremos falhos!  E ao falharmos, esperamos sempre ser perdoados. Mas neste momento devemos ser humildes para reconhecer o erro e pedir perdão a quem decepcionamos… e a humildade é uma virtude que algumas pessoas confundem com orgulho!

Por isso Darling… I’m Sorry, my friend… fique sozinha, alimentando amizades superficiais e vivendo das lembranças da única amizade verdadeira que você teve, mas perdeu porque não soube valorizar, tudo por que deu mais importância ao seu orgulho e ao seu egoísmo, ao seu individualismo. Quem sabe um dia você descubra que, para ter um amizade verdadeira basta enxergar o que  esta amiga é, e o que ela significa para você, não enxergar somente o que ela tem a te oferecer e os benefícios que ela te trará. Talvez neste dia você se lembre da minha amizade, além dos momentos em que você me procurou somente porque precisava de mim para resolver algum problema seu.

Não precisamos ser as melhores pessoas do mundo, mas também não precisamos fingir ser o que não somos. E a inveja nada mais é do que uma confissão de inferioridade. Você não precisa se sentir inferior a mim. Ao contrário, espelhe-se nas minhas atitudes se elas te servirem como exemplo. Seja como o sol, que tem luz própria, ao invés de tentar sempre ser estrela, brilhando com a luz dos outros. Não inveje o meu sucesso, não cobice as minhas conquistas, não seja falsa como uma mercadoria pirateada, que atraem a atenção pela facilidade, mas logo decepcionam pela qualidade. Não tente ser eu… Seja você mesma, sem precisar ficar competindo com ninguém. E lembre-se: É melhor levar uma surra de sinceridade, do que um abraço de falsidade. E de falsidade… quero distância.

“Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas… O tempo passa… e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!”

(Bob Marley)

Bjs

Sol Ferrari

Anúncios

Um pensamento sobre “AMIZADES + EXPECTATIVAS = FRUSTRAÇÕES

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s