ALIMENTOS TERMOGÊNICOS SÃO OS MELHORES AMIGOS DA BALANÇA

Pessoal, em primeiro lugar quero desculpar-me pela ausência. Tivemos muitas atividades nos últimos dias, dentre elas, o aniversário da minha irmã, a viagem para Morretes, a dermatite do meu cão Bravo Valentino, que nos rendeu muita preocupação (falarei sobre isso num próximo post), e várias outras coisinhas que tomaram bastante meu tempo e me impediram de estar com vocês. Sem esquecer de mencionar o vírus maledetto que se instalou na minha máquina, e que me fez ficar sem pc até hoje e que raqueou a senha do facebook da Bendita Luz e da minha irmã blá, blá blá… Tirando tudo isso… o que sobrou tá tudo bem rsrs!!!

termogenicos

Mas voltando ao assunto que interessa a todos, o BLOG, vocês sabiam que 15% a 20% do nosso metabolismo pode ser acelerado com a ingestão de alimentos termogênicos nas refeições diariamente? Comprovado por especialistas! Mas claro, se não houver uma alimentação balanceada e nutritiva, aliada a atividades físicas regulares, de nada adianta ingerir termogênicos, pois ele só não faz milagre.

Alimentos como pimentas (falo delas AQUI), gengibre e folhas verdes, estimulam a produção de calor e ativam o metabolismo. Alimentos com cafeína, também elevam o metabolismo. A cafeína em si é uma substância estimulante e termogênico natural, que auxilia na manutenção do estado de alerta. Mas é contraindicada para pessoas com problemas de insônia e ansiedade, devendo ser evitada nos períodos noturnos.

breakfast still-life. green tea with  fresh mint leaf

O chá verde, usa a gordura corporal como fonte de energia, reduz a absorção de açúcar no sangue, a compulsão por carboidratos e acelera o trabalho do intestino. Seu consumo não é muito indicado próximo as principais refeições, pois os compostos conhecidos como taninos podem inibir a absorção de ferro, o que não é saudável para seu organismo. Prefira tomá-lo nos intervalos, em substituição da água ou suco.

vinagremaca

O vinagre de maçã possui ácido acético, que acelera o metabolismo e reduz a velocidade da digestão. Com isso, eleva a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa não coma além do necessário. Além disso, há estudos que apontam redução no acúmulo de gordura em refeições que se utiliza o vinagre. Quem tem problemas de gastrite deve evitá-lo.

A mostarda, além de termogênica, também é antioxidante e transforma parte das calorias ingeridas em calor. Ela é tão potente nesta função quanto o gengibre e a pimenta.

mostarda

Folhas verdes e vegetais folhosos, como alface, espinafre e couve, apresentam muitas fibras, que melhoram o processo termogênico.

A laranja tem seu principal componente termogênico no bagaço, que é rico em pectina, que é uma fibra solúvel, que age diminuindo a assimilação das gorduras. Entenderam agora porque sempre servem laranjas nas feijoadas? por isso!

cacau

O cacau (delícia), também é um forte aliado para a função termogênica. Mas apenas chocolates com percentual acima de 70% podem ser considerados termogênicos. Os teores de cafeína e polifenóis caracterizam as propriedades estimulantes e antioxidantes. A combinação destas substâncias fazem bem ao coração, à circulação sanguínea e também é antiviral e anti-inflamatória.

Além de todos estes alimentos, o ômega 3, presente principalmente na sardinha, atum e salmão, bem como os cereais ricos em fibras, como a linhaça, contribuem muito para acelerar o metabolismo, promover o emagrecimento e manter o corpo saudável.

Cuide do seu corpo, ele é seu templo!

Bjs

Sol Ferrari

 

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s