CHIQUE E ELEGANTE É SER EDUCADO! O RESTO É RESTO!

educ3

Uma pessoa educada tem bons valores. E quem não tem bons valores está longe de ser uma pessoa educada. Tudo isso por que nossas maneiras e o nosso comportamento refletem aquilo que realmente somos.  Você só pode se considerar uma pessoa de boa educação, se honrar a sua palavra, se respeitar os valores morais, respeitar ao próximo, respeitar a natureza, se o seu amor for verdadeiro, se sua amizade for fiel, e por aí vai…

educ1

Nosso comportamento traduz o que somos, isso é fato! Em qualquer situação de nossas vidas, estamos sendo observados e avaliados. Pessoas educadas não tiram vantagem de outras pessoas mais pobres ou desinformadas, nem se “encostam” em ninguém para obter vantagens para si próprias.  Pessoas educadas não ostentam virtudes ou fortuna, para mostrar que tem poder. Quem faz isso são as pessoas superficiais, que adoram ficar contando vantagem do quanto gastaram e no que gastaram… isso é ridículo, infantil! Pessoas educadas de verdade, até evitam tocar nestes assuntos quando não diz respeito a outros. Pessoas educadas controlam suas emoções e não agem de forma impulsiva.

Pessoas de boa educação, não comentam com terceiros, sobre a vida de seus amigos ou de sua própria família, pois ela sabe que isso, além de deselegante, é desrespeitoso.E por falar em elegância, uma pessoa elegante nunca critica, desmoraliza ou faz pouco de amigos e parentes perto de outras pessoas. E evita comentar publicamente dos seus desentendimentos particulares, pois sabe que o assunto só diz respeito á ela própria.

educ5

 Boas maneiras vão desde nunca sermos grosseiros com ninguém, nem fazermos comentários inoportunos ou brincadeiras de mau gosto, e jamais perturbar o sossego de outras pessoas. Quer um exemplo? Fazer festinhas com seus amigos, na frente da sua casa, encher a cara, em volta de um “carrão” equipado com equipamentos de som da melhor qualidade, com o volume no máximo, e pela madrugada afora… enquanto seus vizinhos doentes, ou idosos, ou crianças recém nascidas, ou pessoas que simplesmente buscam o sossego do lar para revigorar suas energias depois de uma semana difícil de trabalho, não conseguem sequer tirar um cochilo!!! (#revoltadaaaa!!!!!)

 E as boas maneiras não param por aí… Se estamos com visitas em casa, devemos praticar a boa educação, e antes de mudarmos o canal da TV, perguntar para a visita se ela se importa em assistir outro programa. Nem todo mundo gosta do que você gosta de assistir. Portanto, se você convidou amigos para passar uma tarde em sua casa, deve no mínimo, atentar-se para que todos os presentes se sintam a vontade nela! Isso é óbvio! Mas ainda tem gente que faz errado!

educ2

Sorrir e cultivar o bom humor é fundamental! Transmitir aos que convivem conosco, serenidade e alegria, mesmo que alguns não mereçam. Pois os que se incomodam com nossa alegria, são infelizes, dignos de pena. E sendo gentil, sereno e alegre, prova que você também é uma pessoa caridosa.

Ser uma pessoa educada, gentil, elegante e fina, não significa ter dinheiro, fama, status ou aparência. Uma pessoa educada, é uma pessoa espirituosa por natureza, dona de luz própria, independente da sua classe social, raça ou religião.

 

Bjs

Sol Ferrari

 

 

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!