TENHA UMA MINI HORTA NA SUA CASA!

Já era o tempo em que todas as casas tinham suas próprias hortas… pelo menos no bairro onde nasci e fui criada (Santa Felicidade) isso era muito comum, por ser um bairro de colonização italiana. E por falar em italianos… lembrei agora das minhas brigas com a minha mãe, quando ela inventou de plantar ALFACE, CEBOLINHA e COUVE no jardim em frente de casa… Sim, porque o nosso quintal era grande e já tinha virado horta, mas ela já tinha aproveitado cada milímetro com suas plantações. Tinha de tudo naquele terreno, até cana de açúcar! Tinha tanta coisa, que ela até vendia verduras pras vizinhas. E pra falar a verdade eu sinto saudade disso. Pois não precisávamos sair para comprar verduras e legumes. Sempre tínhamos hortaliças fresquinhas, colhidas na hora, e sem venenos. Quem viveu isso sabe do que eu estou falando…

HORTACAPA

Esta horta é muito parecida com a que minha mãe tinha em casa!

Mas não será por isso, que vamos deixar estas recordações só na memória. Ainda podemos ter uma hortinha em casa, mesmo que não seja nada parecida com a horta das nossas mães. É possível termos ao nosso alcance, e de graça, produtos fresquinhos, saborosos e saudáveis. Basta usar a criatividade e ter bastante dedicação para cuidar das plantinhas. Não importa se você tem pouco espaço na sua casa, dá pra fazer sim! Até você que mora em apartamento pode ter sua hortinha, sabia? E além de tudo, ela pode ainda servir de decoração no seu espaço. Olha só…

Montando sua mini horta

minihorta

Primeiro você precisa saber quais são os temperos mais indicados para criar em espaços pequenos e que se adaptam muito bem em qualquer espécie de vaso. São eles: alecrim, camomila, cebolinha, orégano, manjericão, salsinha, hortelã, sálvia e alguns tipos de pimenta. As menores como a “dedo de moça” são as mais indicadas para o caso.

 E segundo, a parte mais legal! Os vasos! É aí que começa a brincadeira. O que vale agora é a sua criatividade em criar seus próprios vasos. A única regra é mantê-los próximos ao sol pelo menos umas 2 horas por dia, regar todos os dias, sem encharcar, arrancar as folhas secas e amareladas, e de 3 em 3 meses, trocar a terra da plantinha. Use terra adubada, que você compra pronta em floriculturas.

Depois da sua horta montada, é só admirá-la e aproveitá-la. Veja as idéias que encontrei para vocês, e inspirem-se nelas!

horta2

Sabe aquelas sapateiras medonhas do catálogo da Avon???

horta4

Usar garrafas pet para cultivar hortaliças não é novidade. Mas usar a criatividade e fazer algo diferente, sim!

horta3

Se o seu problema é espaço, vasos pequenos e/ou latas recicladas sobre a pia, resolvem a questão…

 

horta5

Que tal um varal com mini vasinhos da Casa China, para criar suas hortaliças? Também podem reciclar…usando latinhas de milho verde e extrato de tomate…

 

E as idéias não param por aí… pois a criatividade do ser humano é inesgotável. Tem gente que cria plantinhas até dentro de casca de ovo! Acreditem!

Vale lembrar que a sustentabilidade está em alta nestas idéias… reciclar é ajudar o planeta. E quero muito saber que vocês aderiram ao movimento. Voltem com comentários para me contar o que criaram em casa. Vou esperar hein!

Bjs

Sol Ferrari

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s