COMER PIMENTA EMAGRECE!

Como toda boa descendente de italianos, eu já sou meio “apimentada” de nascença (pra não dizer ardida kkk), mas aprendi a apreciar o sabor picante das pimentas a pouco tempo atrás, e percebi que me dei muito bem com elas (será mera coincidência???)

Portanto, resolvi pesquisar sobre alguns tipos de pimenta e seus atributos… e descobri uma ótima notícia: as pimentas além de temperar pratos, auxilia na perda de peso e  ajuda nossa saúde.

Cientistas comprovaram que a a substância “capsaicina”, sabor ardido presente nas pimentas, promove a eliminação da gordura acumulada no nosso corpo. Mas não é só isso, elas promovem a sensação de saciedade e previnem o envelhecimento precoce… adorei!!!

Pimenta emagrece porque acaba com a fome. Isso acontece porque a pimenta estimula o sistema nervoso a liberar duas substâncias, a noradrenalina e a adrenalina, que atuam na diminuição do apetite. Além do que, ela ativa a “colecistoquinina” (que palavrão!), um hormônio importante que também está relacionada à saciedade. Portanto, se comer pimenta em uma refeição, sua fome demorará mais tempo para aparecer. E, ao se sentir satisfeita, você vai ingerir menos calorias e, portanto, perderá peso! Isso não é um espetáculo?!?

Pimenta elimina as gorduras, pois a capsaicina utiliza a gordura acumulada para gerar a energia necessária para eliminá-las.

Pimenta tem ação termogênica, ou seja, aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo, queimando mais calorias do que o normal.

Podemos manter nosso peso comendo pimenta! Quanto mais picante, mais poderosa ela é. Podemos usar quase todos os tipos de pimenta, exceto a pimenta do reino que pode causar gastrite e úlcera se consumida em excesso. E a mais indicada para a perda de peso, é a pimenta vermelha. Algumas delas você só encontra no Mercado Municipal, mas vale a pena ter em casa.

Conheça algumas pimentas que talvez você não tenha experimentado ainda… pois vale a pena!

1. Pimenta Bhut Jolokia

pimenta 1
A pimenta mais forte do mundo, segundo o Guiness Book. Ela atinge o grau máximo na escala que mede a ardência das pimentas. É altamente recomendável que se use luvas no manuseio desta pimenta.

2. Pimenta Americana ou Doce 

pimenta 2
Apresenta frutos alongados de cor verde intenso e brilhante. É uma pimenta de baixo aroma e pungência doce, utilizada no preparo de vários pratos da comida brasileira, muitas vezes substituindo o pimentão.

 3. Pimenta Branca  

pimenta 3

A pimenta branca é a pimenta do reino madura e seca que é descascada. Bem menos picante do que a pimenta preta é encontrada em pó ou em sementes. É utilizada em maioneses, peixes, molhos brancos, sopas claras e no tempero de saladas, mas deve se ter cautela na ingestão, principalmente para quem tem problemas gástricos e digestivos.

 4. Pimenta Cambuci ou Chapéu-de-Frade 

pimenta 4

Apresenta frutos verdes (imaturos) e vermelhos (maduros) na forma de sininhos (muito linda). De pungência doce e aroma baixo é utilizada em saladas e cozidos.

5. Pimenta Chili 

pimenta 5
Proveniente do México, é uma pimenta extremamente picante, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis. Essa é das bravas!

6. Pimenta Cumari 

pimenta 6
É uma pimenta pequeninha, muito picante, ligeiramente amarga e baixo aroma. Nativa da mata brasileira, apresenta frutos arredondados, verde (imaturos) e vermelho (maduros). Encontra-se fresca ou em conserva.

 7. Pimenta Dedo-de-Moça

pimenta 7

Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pugência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, daí o nome de pimenta calabresa. É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos.

8. Pimenta Habanero

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
Originária do Caribe e da Costa Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. É utilizada fresca, seca ou em molhos. Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho.

9. Pimenta Jalapeno

pimenta 9

A preferida do Igor!

Originária do México, apresenta frutos cônicos de coloração verde claro a verde escuro quando imaturos e vermelho quando maduros. É consumida fresca, processada na forma de molho líquido, conservas, desidratada ou em pó. Bastante popular no México e Estados Unidos seu nome é uma homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz, no México. É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle.

 10. Pimenta Malagueta 

pimenta 10

Apresenta variedades com pugência de médio a alto e baixo aroma e frutos alongados verde (imaturos) e vermelho (maduros). É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé.

11. Pimenta-da-Jamaica 

pimenta 11
Semente aromática, nativa das Américas e do Oriente que se encontra em pó ou grãos. É pouco picante e ligeiramente adocicada. De coloração marrom, possui sabor e perfume que evocam a noz-moscada, o cravo e a canela. É utilizada em conservas de legumes, carnes de caça, frutos do mar, alguns patês, doces, tortas e pudins.

 12. Pimenta-de-Bode 

pimenta 12

Apresenta frutos verdes (imaturos), amarelo ou vermelho (maduros), arredondados ou achatados, tipo pitanga. Sua pugência é alta e seu aroma também. É utilizada como condimento no preparo de carnes, arroz, feijão, pamonha salgada e até em biscoitos de polvilho e quando maduros, principalmente em conservas.

13. Pimenta-de-Cheiro 

pimenta 13
Apresenta frutos alongado, arredondado, triangular, campanulado e retangular. Seus frutos quando maduros variam desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho até preto quando maduros. Existem variedades com pugência doce, picante baixo e até picante alto. Seu aroma é alto, sendo bastante utilizada em saladas, como condimento para carnes, principalmente peixes.  Pimenta típica da culinária baiana e nordestina, sua presença é obrigatória em pratos como o xinxim de galinha e os bobós.

14. Pimenta-do-Reino

pimenta 14
A pimenta do reino é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas no mundo. Pequena e de formato arredondado, tem um sabor forte e levemente picante. Originária das florestas equatoriais da Ásia, principalmente Índia, apresenta coloração verde (imaturas) e vermelha (maduras). Seca ou conservada em salmoura, mantém a cor original dependendo do seu estágio de a madurecimento. Quando fervidas e depois secas, tornam-se negras e por isso são também conhecidas como pimenta preta. Também deve se ter cautela na ingestão, principalmente para quem tem problemas gástricos e digestivos.

15. Pimenta-do-Reino Verde

pimenta 15

É a pimenta do reino colhida em seu estagio inicial de desenvolvimento, quando ainda está verde. E utilizada em pratos como o steak de filé mignon com poivre vert (pimenta verde em francês).

 16. Tabasco 

pimenta 16

Originária do Chile, é encontrada também na Louisiana, onde existe uma grande companhia de pimentas que leva seu nome e a tornou famosa. É uma pimenta saborosa e bastante picante.

17. Pimenta síria (Bhar)

pimenta 17

A pimenta síria é uma mistura de pimenta-da-jamaica, pimenta-do-reino, canela, cravo da índia e noz-moscada, muito utilizada no preparo de pratos árabes. Utilizada na preparação de pratos árabes como kibe cru, frito ou de bandeja, carnes, aves e recheio para esfiha.

18. Pimenta Biquinho

pimenta 18
É uma pimenta vermelha, arrendondada e com a ponta em formato de bico. Essa planta é arbustiva e tem seu cultivo principalmente na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, sendo muito consumida na forma de conserva, devido ao seu sabor suave.

19. Pimenta Caiena

pimenta 19
O fruto dessa pimenta é alongado e sua coloração pode ser verde ou vermelha. Essa pimenta está entre os tipos mais fortes e é muito empregada na culinária mexicana. Ela pode ser consumida in natura, mas geralmente, é utilizada na forma desidratada ou em pó.

* Pungência: Ardência; dor; desconforto

E aí queridos, gostaram da matéria?

pimentas

Vamos emagrecer comendo pimentas? Conhecem alguma outra pimenta que eu não citei aqui?

Contem pra gente… vou adorar a participação de todos!

Bjs

Sol Ferrari

Anúncios

2 pensamentos sobre “COMER PIMENTA EMAGRECE!

  1. Espetacular Sol!!!!!!!! Sempre gostei de pimenta e agora mais ainda graças a você, queridonaaaaa.
    Adoro seu blog, diferente de tudo do mesmo que tem por aí.
    Bjaummmmm

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s