ALMOÇANDO FORA…

Toda pessoa que trabalha fora a semana toda precisa se preocupar em manter sua saúde em dia através de uma alimentação saudável. Mas almoçando em restaurantes a tarefa fica um pouco mais difícil. Viver de fast-foods não faz bem. Ficar sem almoçar, pior ainda. Há pessoas que ainda encontram disposição para cozinhar suas refeições diárias em casa, após o trabalho. Um hábito interessante, pois além de saber o que está comendo e como foi preparado, ainda faz economia. Só que na maioria das vezes, este alimento precisa ser aquecido em microondas, e sabemos também que este não é o procedimento adequado para todos os dias. Então a saída é buscar um restaurante.

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Só que optar por restaurantes também tem seus prós e contras quando o assunto é saúde. Eu acho que buffets estilo self-service são ótimos, pois nele temos várias opções de pratos quentes e saladas. Se você souber se alimentar corretamente, pode até estar se alimentando melhor do que se estivesse cozinhando em casa. Mas deve se lembrar de que, nem tudo que está ali ao seu alcance é saudável para sua vida, mesmo que seja tentador.

Portanto, é essencial que você aprenda a se alimentar fora de casa, sem prejudicar sua saúde. Que tal algumas dicas?

Monte um prato bem colorido! Com verduras, legumes, carboidratos e proteínas. Você terá uma coleção de nutrientes importantes para o organismo, em seu prato. Procure restaurantes que ofereçam opções mais saudáveis, e nunca deixe de observar a higiene do local.

Tempere sua salada com muito azeite de oliva e pouco sal. Se não gostar de nenhum deles, pode optar por limão ou ainda consumir as saladas “in natura”. Substitua sucos industrializados e refrigerantes por água ou sucos naturais.

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Coma sem pressa, mastigue bem os alimentos, deguste o sabor de cada item do seu prato, assim você estará ajudando seu organismo a fazer uma digestão bem saudável. Desligue-se completamente dos compromissos do trabalho, se estiver acompanhado, fale de tudo, menos disso. E preferencialmente sente longe de TV’s (aliás, acho que deveria ser proibido TV’s em restaurantes), pois elas acabam desviando sua atenção e te tirando do foco principal que neste momento deve ser sua alimentação.

Alimentos pesados como carnes vermelhas e frituras devem ser evitados ou moderados. Eles “pesam” no intestino, e te deixam sonolento durante a tarde, Além disso, aumentam o nível de colesterol ruim (LDL).

Após o almoço, tente substituir aquele cafezinho delicioso, por algum chá digestivo, como o de erva-doce, que ajuda a controlar gases, ou o chá de camomila que combate a queimação no estômago. Se acaba de sair de um espeto corrido, tome chá de boldo ou carqueja, que “dissolvem” a gordura das carnes.

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Se você costuma almoçar em restaurantes “A LA CARTE” a sua variedade de opções diminui. Então invista na qualidade do prato. Prefira os carboidratos integrais que contém fibras e proteínas (já que nesta opção não há como fugir do arroz e das massas). As fibras auxiliam na digestão e controlam a liberação do açúcar.
Prefira carnes brancas como frango e peixe. Se gosta de carnes vermelhas, escolha as mais magras. Para você que é vegetariano, procure fontes de proteínas no feijão, na lentilha, grão de bico, e não esqueça das proteínas que você encontra nos ovos servidos como omelete ou cozidos.

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E NUNCA esqueça dos sucos naturais e da água, seja em restaurantes ou em casa, a qualquer hora do dia.

Bjs

Sol Ferrari

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