OS DEZ MELHORES CHÁS PARA NOSSA SAÚDE

chá

Há quem diga que chá é “coisa de gente velha“. Eu também acho as vezes kkk… mas a verdade é que alguns chás fazem muito bem para a saúde não só dos idosos, como de crianças, jovens e adultos. E por isso devemos tomar sim!

Conheça os dez chás mais recomendados e suas funções:

Chá Verde
cha verde
Bastante popular em dietas para perder peso, já que tem efeito termogênico e diurético. Ele também contêm polifenóis e flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres. Além disso, é fonte de manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Como preparar: a infusão não deve ultrapassar 5 minutos e recomenda-se que a água não esteja fervendo, para que as folhas não sejam cozidas, deixando a bebida com um gosto amargo. A medida aconselhada são duas colheres de sopa de erva para um litro de água.

Chá de Hibisco
hibisco
Tem ação antioxidante, anti-inflamatória, termogênica e diurética. Costuma ser um bom aliado em dietas para emagrecer. É rico em flavonoides, minerais (como magnésio, ferro e cálcio), fibras e vitamina C. Como preparar: aconselha-se colocar de 1 a 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, deixar em infusão por 5 minutos e coar.

Chá de Maçã com Canela
maça
Indicado para pessoas que sofrem de prisão de ventre, pois é rico em fibras, mas também auxilia no processo de digestão, reduz os inchaços e dificulta a absorção de gorduras pelo organismo. Por possuir substancias antioxidantes, combate os radicais livres, prevenindo contra doenças degenerativas. A canela é conhecida por auxiliar o sistema imunológico, além de possuir efeito termogênico. Como preparar: para cada ½ litro de água, deve-se colocar em infusão 4 cascas de maça vermelha e dois pauzinhos de canela. A infusão deve durar de 5 a 10 minutos.

Chá de Baunilha
baunilha
Além do aroma e sabor deliciosos, a baunilha também possui propriedades medicinais. É antioxidante, combate a insônia e a ansiedade, melhora o funcionamento do sistema digestivo e pode auxiliar em tratamentos para depressão. Como preparar: recomenda-se usar uma colher 1 colher de chá de essência de baunilha para uma xícara de água fervente.

Chá de Berinjela
berinjelacha
Rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides. Esses últimos ajudam a diminuir a pressão sanguínea, prevenindo doenças cardíacas. O chá de berinjela é geralmente consumido para reduzir os níveis de colesterol ruim, no entanto, também é indicado para digestão, problemas de prisão de ventre, no fígado e no estômago. Como preparar: recomenda-se cozinhar uma berinjela (em fatias) em ½ litro de água, por aproximadamente 15 minutos.

Chá de Arruda
arruda
Indicado em casos de ciclo menstrual desregulado (atrasos na menstruação e menstruações difíceis), pois estimula a contração das fibras musculares do útero. Além disso, ele também funciona bem como calmante. Como preparar: recomenda-se a infusão de 2 a 3 gramas das folhas em um litro de água fervente.

Chá de Alho
alho
Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antialérgicas e antibactericidas, além de ser um bom aliado contra o colesterol ruim. Como preparar: existem muitas maneiras de se preparar um chá de alho, mas, para um sabor mais agradável, aconselha-se usar um dente de alho (amassado) para uma xícara de água fervente.

Chá de Alecrim
alecrim
Combate a ansiedade, auxilia em tratamentos para depressão, diminui os sintomas da TPM, melhora a saúde da pele (tanto em casos de acne como queimaduras e machucados) e ajuda em casos de queda de cabelo e caspa. Como preparar: recomenda-se a imersão de 3 a 6 gramas de alecrim em 150 miligramas de água fervente. A imersão pode durar alguns minutos.

Chá de Alface
alfacecha
Por ser rica em clorofila, a folha de alface possui propriedades calmantes. O chá de alface, além de um bom sonífero, também é diurético e ajuda em casos de pressão alta. Como preparar: imergir sete folhas de alface lisa em ½ litro de água fervente até que adquira uma cor amarelada.

Chá de Boldo
bolfo
O chá feito das folhas de boldo é geralmente usado depois de abusos gastronômicos, pois tem efeito digestivo, em decorrência de uma substância chamada lactona, que tem sabor muito amargo mas é muito eficiente na digestão de gorduras. No entanto, o boldo também pode trazer benefícios em casos de problemas hepáticos e gastrointestinais em geral. Como preparar: recomenda-se colocar uma colher de sobremesa em uma xícara de chá com água fervente. A imersão deve durar o tempo que a bebida levar para ficar morna e própria para o consumo.

Bjs

Sol Ferrari

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s