QUANDO O PASSADO É PRESENTE…

Desde que nos conhecemos por gente, passamos por diversas mudanças. Tudo muda! As pessoas mudam, as coisas mudam, a natureza muda, e nossas emoções também mudam. Você já ouviu o velho ditado que fala “A única coisa constante na vida é a mudança”? E é verdade! Basta você pensar, se a forma que você pensa e age hoje é igual a forma que você pensava e agia a dez anos atrás… e tenha certeza de que daqui a dez anos, você pensará e agirá diferente do que faz agora. É confuso sim, mas temos que entender que nada é permanente, a não ser a própria mudança.

PASSADO1

Somente uma coisa é imutável, o passado. O amigo Aurélio já nos explicou isso desde os tempos da escola: Passado é algo que acabou, que não existe mais. Palavras ditas, oportunidades perdidas, amizades, amores…coisas que não podemos voltar no tempo para ter de volta. Ah! Se pudéssemos voltar no passado, naquele mesmo lugar, na mesma hora, com aquela mesma pessoa… e conseguir mudar tudo, fazer tudo diferente… Mas, mudar o passado é impossível. E este desejo ficará somente na nossa imaginação.

PASSADO2

Tem coisas que aconteceram na nossa vida que já ficaram para trás a muito tempo, mas nós simplesmente não conseguimos esquecê-las, e uma hora ou outra, sofremos por lembrar delas. Assuntos do coração, por exemplo, são os piores. Pessoas que viveram uma decepção e/ou a perda de alguém que amava muito, certamente sentem dor e mágoa ao lembrar. Promessas e esperanças que nunca se tornaram realidade, hoje viraram frustração, desilusão. E olha gente, como vemos pessoas assim por aí, né? Pessoas amarguradas, tristes… pessoas que por algum motivo, não conseguiram se desamarrar das decepções do passado e carregam até hoje estas dores na alma. Se elas soubessem que alimentar tristezas e desilusões no coração faz tanto mal para a sua vida…

PASSADO3

Aprender com o passado é uma coisa, viver em função dele é outra, totalmente diferente e extremamente nociva. Dependendo do grau de sentimentos negativos que a pessoa carrega, pode sofrer consequências sérias como fobia social, síndrome do pânico, insônia, ansiedade, depressão.

Nenhum de nós está livre de carregar no coração lembranças do passado, que nos tenham causado sofrimento, dor e decepção. Pode ser que algo no seu passado, tenha te transformado numa pessoa infeliz no presente, ou em determinados momentos, como quando se recorda de uma lembrança triste através de uma música, ou encontra alguém especial que você perdeu lá atrás, num sonho. E quando acorda e se depara com o seu presente, percebe que estas lembranças e pessoas não existem mais, ficaram no seu passado.

Mas saiba que você pode (e deve) mudar isso. Quando você afirmou em pensamento aqui em cima, que se sente infeliz nestes momentos, é porque está determinando isso para sua vida e aceitando que a tristeza do passado caminhe contigo no presente. Você é capaz de mudar isso, de reverter toda essa angustia e amargura, em alegria, em paz de espírito. Suas emoções surgem dos seus pensamentos, e pensamentos positivos criam emoções positivas. Ao contrário é igual!

PASSADO4

Somos o hoje, somos o presente, vivemos o agora. O depois a Deus pertence e o passado não volta mais. Use o passado a seu favor. Nem tudo que ficou pra trás é tristeza, dor, sofrimento. E todo sofrimento gera uma dose de aprendizado, de experiência, de sabedoria. Com certeza absoluta você viveu momentos bons e conheceu pessoas maravilhosas, que podem não estar ao seu lado agora, mas que deixaram uma mensagem boa para a sua vida. Todos nós temos algo para ensinar e algo para aprender com o próximo. E o passado dever ser apenas uma bagagem de experiência. Você só tem duas escolhas e precisa decidir por uma delas… Ou você aprende com os sofrimentos do seu passado, ou vive sofrendo com ele pelo resto da sua vida. Aprender com as mágoas do passado não é uma tarefa fácil, mas se você tiver força de vontade, amor próprio e coragem para aceitar que nem tudo terminou da forma que você gostaria, mas que a vida é assim mesmo, e que não somos donos do nosso destino, a coisa fica mais fácil. Você vai ver!

passado5

A vida não é uma estrada reta, ela tem muitas curvas, subidas e descidas. Ás vezes é mais fácil conviver com a dor, aceitar a derrota e assumir a covardia, do que encarar a guerra com o passado e lutar pela felicidade. Aí cabe á você a decisão, querer mudar o que sente e mudar sua forma de enxergar a vida.

Quem você vai querer ser nesta guerra, o vencedor ou o perdedor? O valente ou o covarde?

Pense nisso.

Bjs

Sol Ferrari

***************************************
LEIA TAMBÉM SOBRE:
1. PROCURE A FELICIDADE DENTRO DE VOCÊ
2. NÃO APRESSE O TEMPO
3. PRATIQUE O DESAPEGO
4. APRENDA A VIVER DE BEM COM A VIDA

Anúncios

4 pensamentos sobre “QUANDO O PASSADO É PRESENTE…

  1. Como sempre vc apavorou na mensagem Sol. Vc parece uma fada que tem poder de ler o nosso coração e dizer tudo que precisamos ouvir mas ninguém fala pra gente. Obrigado. Adoro vc.

  2. Por mais que eu saia destruído, prefiro lutar do que desistir como um covarde. Sábias palavras, amiga Sol.

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s