ENTENDA A LINGUAGEM DO SEU GATO DE ESTIMAÇÃO

Olá amores da Sol!!! Como vocês estão?!?

Hoje vamos falar de pets, mais precisamente de GATOS??? Eu adoro! Minha gata Mel vai fazer 11 anos em Dezembro, e eu amo! É a idosa da casa, muito amorosa, inteligente e malandra! Muito respeitada pelos meus cães, Bravo e Bionda.

Esta é a minha Mel, no colo do papai… para ela, o melhor lugar da casa, depois da cama!
Sol0129

E quem assim como eu, tem um bichano de estimação, já deve ter se perguntado o que pensam e o que querem dizer estes seres fofos. Fato que, com anos de convivência, aprenderemos a decifrar o que querem ou o que precisam, mas no começo não é tão simples. Embora não falem, os gatos comunicam-se conosco e com o seu ambiente de uma forma muito especial. Eles tem a sua forma particular de comunicação, não é verdade? Usam os seus movimentos corporais e suas habilidades sonoras.

gato1

Para que você entenda melhor a linguagem do seu bichano, neste post tentarei dar o significado de alguns gestos dele, baseado na minha “velhinha” Mel, que está comigo a tantos anos. Principalmente pelo rabo, pelo olhar, pelo movimento das orelhas e dos seus bigodes. Aprendendo as chaves da linguagem corporal dos gatos, aprenderemos a nos comunicar melhor com eles.

gato2

Dizem que existem mais de 25 movimentos corporais característicos que apresentam um significado concreto. Estes movimentos devem ser reconhecidos e interpretados para assim reconhecer o que o nosso gato deseja falar. Vamos começar falando dos movimentos mais básicos deles e o que estes movimentos significam. Muitos deles, certamente você que tem um gato já conhece, mas vamos lá:

Linguagem corporal do Rabo: O rabo é uma das partes do corpo dos gatos que mais sensações transmitem. E muitos destes movimentos são muito fáceis de identificar. Quando o seu gato estiver sentado mexendo o rabo, demonstra concentração (sim, gatos pensam, viu?!?). E se você chegar perto dele e notar que o seu rabo começa a balançar de um lado pra outro mais rápido, é porque você não é bem vindo por perto, então não o incomode.

Um gato assustado fica com o rabo “arrepiado”, bem como seu pelo. Se o seu gato viver com o rabo alto, significa que ele vive de bom humor e é um gato alegre e brincalhão. Já gatos tímidos e reservados, andam com o rabo baixo.

Linguagem dos olhos, orelhas e bigodes: Quando o gato tem os olhos bem abertos, é porque se sente bem amado e feliz. Olhos entreabertos é sinal de que o gato está com sono (gatos dormem no mínimo 16 horas por dia). E se não for por sono, pode significar alguma infeção. A febre em cães e gatos é verificada pelo focinho. Um animal sadio, tem o focinho gelado e molhado. Se estiver quente e seco, significa que está febril. Neste caso, leve-o imediatamente ao veterinário.
Quando as pupilas dos olhos de seu gato estiverem grandes, acompanhado de rabo inquieto, significa que ele está assutado ou irritado.

Se as orelhas estão normais, significa que seu gato está feliz. Se estiverem para cima, pode estar em alerta ou assustado e para baixo (deitadas), está muito irritado, saia de perto que lá vem arranhão! kkk

Já quanto aos bigodes, se o gato estiver feliz, eles estarão esticados. Se estiver irritado, com medo ou doente, estes estarão dispostos para trás.

gato3

Acredite, comece hoje mesmo a observar a linguagem corporal do seu bichano. Com certeza você vai aprender a entender melhor o seu amiguinho e respeitar o seu espaço. Pois gatos são muito independentes e reservados.

Ah!!! Já ia me esquecendo… quando eles começarem a se esfregar em suas pernas e passar pelo meio delas, aproveite… é o momento em que ele vai deixar que você pegue-o no colo e faça carinho nele! Uma delícia!

Bjs

Sol Ferrari

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s