VOCÊ SABE O QUE É ORTOREXIA?

ORTOREXIA1

Em tempos em que a aparência é mais importante que caráter, a busca pelo corpo ideal tem se tornado tão intensa, que algumas pessoas acabam se tornando dependentes de dietas e contraindo doenças psíquicas que podem se tornar físicas, e isso é muito perigoso, acredite! Você pode estar colocando em risco a sua vida!

Hoje quero falar sobre a Ortorexia Nervosa, que nada mais é do que a obsessão pela alimentação saudável. Este distúrbio vai do estabelecimento de regras rígidas até o isolamento social causado por escolhas radicais. Portanto é importante sabermos os sintomas deste distúrbio e ficarmos atentos para qualquer sinal em nossa família ou até em nós mesmos.

ORTOREXIA2

A ortorexia é semelhante a anorexia e a bulimia. A pessoa procura obsessivamente por “alimentos puros”. Ao contrário do vegetariano que faz substituições adequadas de alimentos, o ortoréxico leva tão a sério esta seleção, que acaba não repondo os nutrientes necessários, podendo emagrecer tanto a ponto de se tornar anoréxica.

O ortoréxico não ingere de maneira alguma o açúcar, o sal, as gorduras, produtos industrializados e conservantes. Ele não admite flexibilizar receitas e ingredientes. A luta pelo emagrecimento é tão doentia que ele esquece que é necessário a reposição nutricional, desencadeando uma séria carência de vitaminas, podendo contrair osteoporose e anemia.

ORTOREXIA3

Depois desta fase, vem o isolamento social. A pessoa ortoréxica se torna anti social, se isolando de pessoas e lugares, a fim de evitar “intoxicação” alimentar, por acreditar que somente a sua alimentação é saudável, portanto não come fora de casa e prefere viver sozinho.

FIQUE DE OLHO: Ao perceber estes sinais em você mesmo ou em alguma pessoa da sua família ou do seu convívio, procure ajuda. O melhor a fazer é procurar um médico nutrólogo, para o tratamento do caso.

ORTOREXIA4

Lembre-se sempre: Uma dieta adequada consiste em alimentação adequada. E cada pessoa tem a sua dieta, variando de acordo com a idade, sexo, ritmo e estágio de vida.

Cuidem-se, mas com moderação.

Um beijo.

Sol Ferrari

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s