RINITE ALÉRGICA: COMO EVITÁ-LA DURANTE A PRIMAVERA

rinite1

Para muitas pessoas, a chegada da primavera é um verdadeiro tormento, a estação mais bela do ano, e das flores, pode ser um pesadelo para quem sofre de alergias. Graças a Deus eu não sofro disso, mas conheço muitos amigos que ficam literalmente “podres” nesta estação, e morro de dó quando os vejo ranhentos e espirrando sem parar, por causa de alergias decorrentes desta estação.

rinite2

Estas alergias são causadas pelo pólen das plantas. Nesta época do ano é comum as crises de asma, rinite alérgica, conjuntivites. Algumas pessoas podem ainda ter falta de ar a chiado no peito. Essas alergias são conhecidas como sazonais ou primaveris.A primavera é um período bastante intenso para a polinização das plantas. É durante esta época que os grãos de pólen, são levados até as partes femininas das flores de várias formas, algumas delas são o vento e os insetos por exemplo. E com isso se aumenta uma quantidade considerável de grãos no ar.

Algo que pode ajudar você que sofre destas alergias na Primavera é fechar as janelas, utilizando ar condicionado para limpar o ar (desde que esteja com a revisão em dia). O ar condicionado dos automóveis também devem ter o seu filtro trocado nesta época.

rinite6

Limpar sempre a casa também ajuda bastante, principalmente seu quarto, onde você passa a maior parte do tempo. Mas é essencial que você descubra qual o tipo de alergia que possui. Para isso, consulte um médico. Isso porque as alergias podem ser de origem genética e neste caso não podem ser evitadas.

Outra fonte de alergias são os jardins e plantas ornamentais criadas em casa, ou mesmo árvores com flores exuberantes, são uma fonte praticamente certa desse tipo de alergia principalmente para pessoas que tenham doenças alérgicas hereditárias definidas.

rinite4

Mas também isso não é um bicho de sete cabeças. é simples evitar crises alérgicas ou pelo menos tratá-las com menos sofrimento.

Veja as dicas:
Carregue consigo sempre uma peça a mais de roupa, para que possa estar preparado para uma mudança brusca de temperatura, principalmente aqui em Curitiba. Você estará evitando um choque térmico e assim evitará também uma crise alérgica.

Óculos escuros são uma boa dica. Além de acessórios estilosos e perfeitos para se proteger os olhos da claridade, protegem também do pólen, para quem sofre de alergias eles são uma ótima alternativa, evitando assim uma vista lacrimejante e irritada.

Evite o acúmulo de pó em sua casa ou no escritório. E também evite lugares com excesso de pó. Permaneça sempre calçado e se preciso utilize máscara ou óculos escuros em lugares potecialmente perigosos. Por exemplo, se passar próximo a uma fogueira.

Se tiver plantas em casa, deverá cobrir a terra dos vasos com a chamada gravilha, evitando a formação de bolores mofos, podendo desencadear uma crise alérgica.

Ao chegar em casa, sempre limpe bem os pés, sacudindo ou passando uma escova em sua roupa, mude de roupas, e caso esteja com pólens ou pó nas roupas, uma boa opção é lavar as roupas com água morna ou quente eliminando todos os ácaros.

Se você for fumante, aí o bicho pega! O fumo agrava sintomas de alergias da primavera, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório. Este pode ser o grande momento para você decidir parar de fumar.

Dicas naturais e baratinhas para evitar as crises alérgicas: Passe pano umedecido em vinagre de álcool em toda a casa, inclusive nos móveis. O vinagre neutraliza o ar e evita a formação de fungos.

Usar ducha nasal feita com cloreto de sódio alivia as coceiras no nariz: Dissolva uma colher (chá) de sal de cozinha em 200 ml de água morna. Coloque a solução em uma ducha nasal. Deixe a água entrar e sair pelas narinas alternando os lados. Faça isso antes de ir para a cama.

O chá de eucalipto é um excelente remédio para tratar alergias, principalmente a rinite: Coloque as folhas de eucalipto numa xícara e cubra coma água fervente. abafe, espere amornar, coe e beba a seguir, adoçado com mel.

Se achar que estas dicas são ainda insuficientes, você pode tomar uma vacina específica para esta época do ano. Porém consulte seu médico para ter o melhor tratamento.

Cuide da sua saúde para curtir esta estação tão linda e colorida!

Bjs e bom final de semana, meus queridos.

Sol Ferrari

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s