QUANDO O INTESTINO É PREGUIÇOSO…

intestino
Desde que me conheço por gente, meu intestino e eu nunca nos demos bem! Mas que coisinha mais chata essa tal de “constipação intestinal” né? Uma somatória de sintomas desagradáveis… dores abdominais, barriga inchada, gases… sem contar no terrível mau humor que o intestino preso causa. Basta um dia sem ir ao banheiro para o próximo dia já começar ruim.

intestino4

A prisão de ventre, ou intestino preso pode ter várias causas. Não sou médica para dizer quais são. Então se o seu caso é grave, se você passa dias sem evacuar, é importante procurar um especialista para fazer os exames necessários e se tratar, pois são casos mais extremos. Para os casos mais simples, o ideal é tentar mudar algumas coisas no dia a dia para não dar chance do seu intestino te incomodar tanto.

intestino6

A maior evidência da prisão de ventre ocorre em pessoas que não consomem fibras (presente!!!!), ou seja, excluem do cardápio as verduras, grãos e frutas. As fibras são essenciais para regular o intestino e não podem faltar! Você não ficará entupida se incluir algumas frutas e verduras no seu prato. Beber água também ajuda e muito.

intestino3

Atenção para as pessoas que costumam tomar laxantes: usados em excesso eles podem desequilibrar a flora intestinal e desidratar, devido a diarréia intensa. Então, tome cuidado!

É comprovado que atividades físicas também regulam o intestino. Exercitar-se é fundamental. Comece hoje mesmo algo que faça bem para sua vida e sua saúde.

intestino5

Consuma mais frutas. São tantas frutas que existem no mundo, impossível você não gostar de nenhuma. Coma mamão e evite a banana. Ela prende o intestino (e engorda). Prefira frutas que possam ser consumidas com casca (casca tem muita fibra). Consumir o bagaço da laranja ajuda muito no funcionamento do intestino! Misturar fruta com linhaça, ou aveia, ajuda muito contra a constipação.

intestino2

Consuma bastante líquido, menos refrigerantes, pelo amor de Deus!!! Prefira água e sucos naturais. Opte por sucos sem açúcar que são mais saudáveis. Evite bebidas alcoólicas, chocolate, café e chá preto. Eles podem piorar a situação do seu intestino. Para algumas pessoas o leite também pode ser um vilão.

E nunca se automedique! Se mesmo seguindo estas dicas seu intestino não se comportar como deve, é sinal que algo está bem errado e é hora de procurar um médico.

Cuide da sua saúde.

Bjs

Sol Ferrari

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s