CERVEJA – PAIXÃO BRASILEIRA E MUNDIAL

cerv1
Que a cerveja é queridinha do brasileiro ninguem discute, isto por que ela existe a muito mais tempo do que imaginamos.
As primeiras cervejas começaram a ser fabricadas a aproximadamente 8 mil anos atrás por egípcios e balilônios.
Mesmo antes da chegada dos espanhois a america do Sul, os Incas já bebiam cerveja de grão-de-milho.
Atualmente o país com maior tradição na fabricação de cerveja, é a Bélgica.

Mas ao longo dos anos esta técnica foi aprimorada cada vez mais e hoje temos uma vasta variedade de cervejas que atendem até o mais exigente paladar. Vou apresentar aqui alguns dos tipos mais degustados no mundo todo:

pale
IPA – India Pale Ale e outras Ales – Lupuladas, de amargor pronunciado e alta fermentação. Harmoniza com queijos mais gordurosos como parmesão, gorgonzola e o grana padano.

stout
Stout – Porter – Dopple Bock – Dunkel – Cervejas escuras, encorpadas e com aroma e sabor predoominantemente torrados. Harmoniza com queijo parmesão, frutos do mar e sobremesas a base de chocolate.

trippel
Strong Ale – strong Lager – Trippel – altas quantidades de malte, aromas e sabores complexos e teor alcoolico mais elevado. Harmoniza com áves condimentadas queijos azuis e sobremesas com frutas flambadas.

weissbier
Weissbier – Malte feito a partir do trigo, aromas refrescantes e leves e com espuma mais cremosa. Harmoniza com queijos de cabra, frios, defumados, pratos alemães e aperitivos. Vale mencionar que neste seguimento as cervejas alemãs se destacam devido ao grande número de fabricantes no país.

degu
A degustação é uma arte
Comece sempre pela menos alcoólica e escale em ordem crescente até as mais robustas e complexas.
Quanto a temperatura, cervejas mais leves devem ser degustadas em temperaturas mais baixas do que as fortes, em torno de 3 e 6ºC.

Quanto ao copo ideal, cada marca costuma ter o seu, mas se você não tiver em casa escolha um copo de acordo com teor alcoólico: Quanto mais alcoólica ela for menor será o tamanho do copo e vice versa.

Feitas as apresentações agora cabe a você escolher a sua preferida. Na dúvida experimente todas, mas sempre com moderação.

Para quem é de Curitiba e ficou com água na boca lendo esta matéria, indico a Bier Hoff, micro cervejaria, onde você pode encontrar a maioria dos tipos de cerveja mencionados aqui.

Abraço e até o próximo post onde falarei sobre o processo de fabricação de cerveja artesanal, uma nova tendência entre os brasileiros.

Igor

Anúncios

Um pensamento sobre “CERVEJA – PAIXÃO BRASILEIRA E MUNDIAL

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s