TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SEUS CABELOS

Bafoooo…

Pesquisam afirmam:
Brasileiras gastam por ano mais de R$ 40 bilhões só para cuidar dos cabelos, o que faz do mercado nacional um dos maiores do mundo.

A Especialista em cabelos, hair stylist, Taty Sperandio, do Taty’s Estetic Hair/SP, esclareceu em sua entrevista, as dúvidas mais frequentes sobre cuidados com os cabelos, confira:

Rabo de cavalo estraga o cabelo?
rabo
Prender o cabelo não tem nada a ver com fazê-los crescer mais rápido. Além de não ser capaz de acelerar o crescimento, os fios podem se romper, principalmente se forem presos ainda úmidos, pois a elasticidade dos cabelos fica alterada e mais suscetível à ruptura, afirma a .

Faz mal dormir de cabelo molhado?
cab mol
Segundo a dermatologista Daniela Ribeiro, ao dormir de cabelo molhado há um acúmulo de umidade nesta região, o que favorece a proliferação de fungos no couro cabeludo, um dos fatores causadores da caspa. Outras causas que pioram a situação são oleosidade excessiva, uso de substâncias agressivas ou químicas, desequilíbrio hormonal, falta de higiene e alterações climáticas.

Podemos lavar os cabelos com água muito quente?
lavar
O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em frizz. Cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho, explica a hair stylist Taty Sperandio.´

Arrancar cabelos brancos:
cab bco
O envelhecimento dos fios ocorre pelo envelhecimento normal, genético e por fatores hormonais e só. O fato de arrancá-los não acelera o processo. Neste caso, o responsável pelo fio branco é o melanócito que, por um estresse, passa a perder a capacidade de produzir pigmento. O problema assa a ser progressivo e a ocorrer mais rápido ou mais lentamente dependendo de características individuais e do estresse ao qual a pessoa está submetida, destaca a dermatologista Daniela Ribeiro.

Pentes de plástico deixam os fios do cabelo eriçados?
pente plast
Se o cabelo for liso e fino, isso pode acontecer. O plástico é um material que conduz eletricidade e ao entrar em contato com os fios provoca um atrito e faz com que eles se arrepiem. Para evitar esse problema, melhor são os pentes de madeira.

É possível conseguir em casa uma hidratação bem-sucedida?
hidrat
Sim. Lave os cabelos com shampoo, enxágüe bem e aplique uma máscara hidratante. O segredo no procedimento é separar mecha por mecha e massagear uma por uma, para fazer com que o produto penetre em todos os fios. Deixe agir por 20 minutos e retire. Hoje em dia, com o avanço da indústria de cosméticos, não há mais necessidade de usar touca térmica.

Lavar o cabelo todos os dias prejudica o couro cabeludo?
lavcab
Não, sobretudo para quem vive em um país tropical. Inclusive, esse procedimento garante a remoção da oleosidade excessiva e das células mortas acumuladas no couro cabeludo.

Qual é a melhor alternativa para acabar com o frizz?
frizz
Pequenos cuidados diários evitam fios rebeldes e eriçados. Algumas boas dicas: aplicar um creme leave-in hidratante e silicone nas pontas, usar escovas de cerdas naturais e pentes de madeira, que baixam a eletricidade do cabelo, ou optar por escovas químicas, conhecidas como inteligentes, que reduzem o volume e mantêm os fios em ordem.

Qual é a diferença entre tintura e tonalizante e qual dos dois tratamentos é mais indicado para quem tem poucos fios brancos?
tint
A tintura tem efeito permanente, ou seja, pode até desbotar, mas só sai em definitivo conforme o cabelo vai crescendo. Já o tonalizante, menos agressivo, é eliminado por igual após algumas lavagens. Para quem tem poucos fios brancos, os especialistas recomendam o tonalizante.

As luzes agridem mais os fios do que a tintura?
luzes
Sim. O oxidante usado no descolorante é mais agressivo do que o da coloração, além de o pH do primeiro ser mais alto. Isso faz com que as escamas se abram e fiquem sensíveis. Porém, o intervalo para o retoque das luzes costuma ser bem maior do que o da tintura.

Para que servem os diferentes tipos de escova?
escova
Escovas grandes e redondas, com cerdas em toda a volta, são usadas para alisar cabelos crespos. As escovas de diâmetro menor servem para erguer a raiz dos cabelos lisos ou crespos. As retas, com cerdas só de um lado, têm função dupla: dão movimento e ajeitam os fios sem alisá-los. Importante: prefira escovas de cerdas naturais às mistas, que possuem pontas de plástico e podem deformar com o calor do secador.

Como é possível acabar com as pontas duplas?
pontasduplas
A solução é apelar para um corte, mas, para efeito de emergência, dá para recorrer ao silicone, que gruda as escamas e as pontas duplas. Mas esse truque dura apenas até a próxima lavagem.

Fica a dica! 😉

Bjs

Sol Ferrari

Anúncios

O que você achou deste artigo? Comenta aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s